Dia Nacional da Cefaleia será lembrado com palestra no HMMG

20/05/2014

Autor: -

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti vai promover uma aula de capacitação sobre cefaleia, no próximo dia 26 de maio, dentro da programação de aniversário de fundação da Sociedade Brasileira de Cefaleia.

A entidade vai reeditar a campanha pelo Dia Nacional da Cefaleia, em várias cidades do Estado, em conjunto com a Academia Brasileira de Neurologia que visa difundir informações e conhecimentos sobre a doença.  Como em anos anteriores, as atividades serão concentradas na semana de 26 a 31 de maio. O foco da campanha serão os sofredores de dores de cabeça e os profissionais de saúde da atenção primária.

Na programação da semana está um curso para profissionais de saúde da  atenção primária, envolvendo as unidades básicas de saúde e unidades de pronto atendimento, em unidades de saúde da capital e cidades do interior do Estado, sendo Campinas uma delas.

Doença

Cefaleia é a principal causa de procura às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) chegando a representar 15% de todos os atendimentos. Segundo o neurologista do Mário Gatti, Hilton Mariano, diversos estudos revelam o despreparo dos profissionais da atenção primária em diagnosticar e tratar corretamente as duas principais cefaleias primárias: enxaqueca e cefaleia do tipo-tensão.

Mariano explica que a proposta do curso é esclarecer aspectos importantes sobre a doença. “A realização de um curso básico de duas a quatro horas, vai ser importante para que estes profissionais, conheçam melhor aspectos da epidemiologia das cefaleias, critérios diagnósticos; fatores de alarme, investigação diagnóstica racional e ainda diretrizes do tratamento agudo e profilático”, disse.

A aula de capacitação sobre cefaleia no Mário Gatti acontecerá no próximo dia 26, às 19he, no anfiteatro do ambulatório de especialidades. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: alexsbat@uol.com.br. O palestrante será o Dr. Hilton Mariano, especialista, Mestre e Doutor em Neurologia pela USP; ex-fellow da Unidade de pesquisa em Cefaleia da Universidade de Liège-Bélgica e membro da Sociedade Brasileira e Internacional de Cefaleia.

Volta ao índice de notícias