Nota Técnica da Vigilância em Saúde sobre casos de dengue em Campinas

20/05/2014

Autor: -

O SINAN Dengue Online é o sistema de Informação Nacional, cuja gestão de tecnologia de informática é do Ministério da Saúde. É o sistema utilizado por todos os municípios brasileiros para notificação e informação  dos casos de dengue. Este sistema vem apresentando alguns problemas nos últimos meses, e o DEVISA (Departamento de Vigilância em Saúde) têm informado os órgãos competentes para que as soluções sejam dadas. Os municípios não têm autonomia e delegação de competência para solucionar os problemas de informática, uma vez que trata-se de um sistema nacional.  Nestes últimos dias ocorrem dificuldades adicionais para seu acesso e digitação dos casos notificados, causando obstáculos para digitação de fichas, e prejudicando as análises epidemiológicas desagregadas, como por exemplo, distribuição mensal e por região.

Assim sendo, o DEVISA informa neste momento o n° total de casos de dengue, acumulados desde janeiro de 2014 até o processamento feito no dia 15/05:

Número de casos notificados, digitados no sistema de informação: 22.918
Número de casos notificados, em investigação e em processo de digitação no sistema de informação: 9.466
Número de óbitos confirmados residentes em Campinas: 03 (que já vinham sendo investigados), todos do sexo feminino

69 anos – região Sul (já informado em março de 2014)

27 anos – região Noroeste, ocorrido em abril de 2014

81 anos – região Norte, ocorrido em abril de 2014

Há ainda outros 03 óbitos sendo investigados.

O monitoramento diário feito das atividades de assistência aos pacientes sugere que o pico da epidemia foi na última semana de abril com tendência de queda nas primeiras semanas de maio.

Volta ao índice de notícias