Saúde reforça ações contra a dengue com aumento das medidas em imóveis

22/05/2014

Autor: -

A Prefeitura de Campinas estendeu a entrada em imóveis fechados com uso de liminar para todas as regiões da cidade, ampliando ainda mais as ações de combate à dengue. Desde o início desta semana, 19 de maio, as equipes compostas por agentes de controle ambiental e chaveiros estão inspecionando casas nas regiões Sul, Norte, Leste, Sudoeste e Noroeste, compreendendo todo o município.

Na região Norte, a primeira a ser contemplada com a ação, mais de 50 imóveis já foram visitados na área de Barão Geraldo. “Em cerca de 20% delas encontramos larvas, especialmente em piscinas e vasos sanitários. Fizemos o trabalho de remoção de criadouros e colocação de larvicidas nos locais necessários”, explica Ovando Provatti, biólogo responsável pelas ações de combate à dengue na região Norte.

Na região Leste, que está fazendo uso de liminar desde 6 de maio, foram 13 imóveis vistoriados, sendo que dois deles estavam com larvas depositadas em materiais inservíveis. “Na maioria delas, removemos possíveis criadouros que ao menor sinal de chuva poderiam contribuir para proliferação do mosquito Aedes aegypt”, conta Tessa Roesler, técnica da Vigilância Sanitária Leste.

Na região Sudoeste, 11 imóveis receberam a visita dos agentes, em dois deles foram encontradas larvas.

No primeiro dia de ações na região Sul, os agentes entraram em três imóveis e encontraram larvas em um deles. Na Noroeste, foram 11 imóveis, sendo que três acumulavam criadouros e inservíveis.

Todas as regiões ainda contam com trabalho de cata-treco. Ao todo, 10 equipes trabalham diariamente no município. A nebulização veicular continua nas regiões Sul, Leste, Sudoeste e Noroeste, das 18h às 22h. Os homens do Exército trabalham na colocação de telas nas caixas d’água na região Noroeste.

A Prefeitura mantém as operações de combate mosquito da dengue durante o ano todo, garantindo a limpeza e organização da cidade por meio de mutirões, operações cata-treco, além de promover visitas casa-a-casa e atuar nas ações de comunicação, informação e mobilização da comunidade.

Cuidados o ano todo

O biólogo Ovando Provatti ressalta que os cuidados devem ser mantidos mesmo no período mais frio do ano. “Mesmo com um inverno seco, as caixas d’água e o armazenamento de água mantêm a reprodução do mosquito. Por isso, a população não pode descuidar do seu espaço e precisa manter as caixas e tambores de armazenamento de água fechados e telados, o que é muito importante para conter a epidemia, inclusive já pensando no próximo período de calor e chuvas”, afirma.

Situação da doença

Até dia 15 de maio, data do último balanço divulgado pelo DEVISA, o número total de casos de dengue, acumulados desde janeiro de 2014, mostrava o seguinte:

- Número de casos notificados, digitados no sistema de informação: 22.918

- Número de casos notificados, em investigação e em processo de digitação no sistema de informação: 9.466

Crédito: Carlos Bassan