Campinas prorroga a vacinação contra a gripe até sexta-feira, dia 30

26/05/2014

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Gripe até a próxima sexta-feira, dia 30 de maio. Portanto, pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes em qualquer período gestacional, puéperas (até 45 dias após o parto) e profissionais dos serviços de saúde que ainda não tomaram a dose devem procurar um dos 63 Centros de Saúde do município ou o Centro de Referência do Idoso. Informações sobre horário de funcionamento de cada unidade podem ser obtidas pelos telefones 156, da Prefeitura, ou pelo 160, número do Disque-Saúde.

A campanha, iniciada em 22 de abril, terminaria inicialmente dia 9 de maio em todo País, mas foi prorrogada no Estado de São Paulo até dia 23 de maio. Agora, a Secretaria Estadual de Saúde indicou que a estratégia prossiga nas cidades que ainda não atingiram a meta de imunizar pelo menos 80% de cada grupo contemplado.

Conforme o último balanço do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), nesta segunda-feira, dia 26 de maio, desde o início da campanha foram vacinados 68% ou 164.892 cidadãos campineiros.

Gestantes

Entre os grupos definidos para a vacinação deste ano, as gestantes ainda apresentam menor adesão, com 6.720 mulheres grávidas vacinadas, o que significa cobertura de 60,6%. Por isso, a Secretaria de Saúde quer fazer um chamado especial para que elas procurem o Centro de Saúde, principalmente porque as mulheres grávidas estão mais propensas a desenvolver formas graves da gripe – além de outras doenças – porque a gestação altera o sistema imunológico e porque as grávidas em estado mais avançado têm mais restrição da parte respiratória.

Os técnicos reforçam que a vacina é segura – não causa doença - e eficaz e não traz risco para o feto ou a gestante. Os componentes utilizados na sua composição são semelhantes aos de outras vacinas que são atualizadas durante a gravidez. Além disso, ao tomar a vacina, a mãe pode proteger seu filho já que os anticorpos provavelmente vão passar para o bebê.

Outros grupos

O balanço divulgado nesta segunda-feira aponta, ainda, que entre as pessoas com 60 anos ou mais foram imunizados 94.204, ou 69,2%. Também tomaram a vacina 41.577 crianças de seis meses a menores de cinco anos, o que representa cobertura de 69,5%. Em relação aos trabalhadores dos serviços de saúde, foram vacinados 20.739 ou 61%. Entre as puérperas, foram 1.652 ou 90,7%.

Segundo técnicos da Secretaria de Saúde, as pessoas que ainda não foram aos Centros de Caúde devem atender ao chamado e tomar a dose contra a gripe. A vacina é segura e a imunização dos grupos prioritários é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a mais efetiva estratégia de prevenção contra a gripe, suas complicações e óbitos.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Para tomar vacina, é necessário levar a carteira de vacinação ou um documento. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica ou a receita no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos Centros de Saúde em que estão registrados, sem a necessidade de prescrição médica.

A Secretaria de Saúde ressalta que a proteção conferida pela vacina inicia-se somente duas semanas após a vacinação e o pico da proteção depois de um mês. Por isso, a hora de vacinar é agora, antes do inverno e da maior circulação do vírus.


Crédito: Fernanda Sunega
Vacinação é importante para proteger contra a doença

Volta ao índice de notícias