Mais três CSs iniciam programa gratuito contra o tabagismo

02/06/2014

Autor: -

Vinte profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas foram capacitados pelo Programa Estadual de Tabagismo, possibilitando ao município ampliar o “Programa de Tabagismo” para mais três unidades de saúde.

O treinamento ocorreu nas últimas seis semanas. Os novos pontos de atendimento são o Centro de Saúde do Jd Ipaussurama, CS Vila Padre Anchieta e o CS Vila Rica.

Sendo assim, atualmente, são 28 os pontos de atendimento nos quais a Secretaria de Saúde mantém o “Programa de Tabagismo”. As unidades estão distribuídas entre os cinco Distritos de Saúde da cidade, para ajudar os fumantes a se livrarem da dependência.

A ação lembra o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio por orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde). De acordo com a Organização, os tabagismos ativo e passivo são, respectivamente, a primeira e terceira maiores causas de morte no mundo.

A participação das Equipes de Tabagismo na vida dos usuários interessados em cessar sua dependência aos produtos do tabaco consiste na prescrição de fármacos nos casos indicados. Na avaliação da Secretaria, a ação vem constituindo grande ajuda na interrupção do tabagismo.

Para participar do programa, os interessados devem ligar paras os locais de atendimento para informar-se sobre datas e horários disponíveis. A recomendação é chegar com 15mim de antecedência no dia indicado.

Volta ao índice de notícias