Hospital Ouro Verde zera fila de espera para cirurgias de catarata

01/07/2014

Autor: -

O Hospital Prefeito Edivaldo Orsi (Complexo Hospitalar Ouro Verde), na região sudoeste de Campinas, zerou as filas de espera para cirurgias de catarata, doença que afeta a visão. Nos últimos dois anos, o Hospital realizou mais de 2,5 mil procedimentos.

O Serviço de Oftalmologia do Ouro Verde começou a realizar cirurgias de cataratas no mês de agosto de 2011, e contava com quatro médicos contratados. A demanda reprimida era de 800 cirurgias encaminhadas por meio do sistema municipal de regulação (Agenda Sol ), além de mais de 400 pacientes à espera do mesmo procedimento na Policlínica 2, no centro da cidade.

Inicialmente, a equipe realizava uma média de 60 cirurgias por mês, mas com o aumento no numero de médicos e equipe de enfermagem, o serviço foi ampliado. A capacidade de atendimento saltou, em 2013, para uma média mensal de 200 procedimentos.

O coordenador do Serviço de Oftalmologia, Orlando Faria Júnior, explica que zerar as filas de espera foi possível graças a um plano de metas e à organização da equipe. “A eficiência do trabalho ocorre graças à organização da equipe por meio de um plano de metas. Nossa prioridade é fazer a avaliação clinica e exames pré-operatórios o mais rápido possível, para que o paciente seja operado num tempo máximo de dois meses a partir do diagnóstico”, disse.

Além das cirurgias reguladas mensalmente pela Agenda Sol, o Serviço de Oftalmologia do Ouro Verde identifica uma média de 120 novos casos de catarata, e geram novos procedimentos, inclusive para pacientes de outros municípios da região.

Desde o ano passado, a equipe médica do Serviço de Oftalmologia conta com o reforço dos profissionais residentes. A Residência Médica em Oftalmologia, do Complexo Hospitalar Ouro Verde, se encontra em processo de reconhecimento pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que emite oficialmente o certificado de especialidade.

Catarata

A catarata é uma doença que atinge os olhos e provoca a opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, Diabetes mellitus, uveítes, e também uso de medicamentos.

Tipicamente, apresenta-se como embaçamento visual progressivo, que pode levar à cegueira ou visão subnormal.

Crédito: Divulgação Saúde
Avaliação e exames feitos rapidamente ajudam a agilizar cirurgias