Novo Centro de Saúde atenderá 12 mil moradores da região do San Martin

29/07/2014

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, entregou na manhã desta terça-feira, 29 de julho, o Centro de Saúde San Martin, uma nova e moderna unidade de saúde que vai ampliar e qualificar o atendimento de uma população de 12 mil pessoas.

Os moradores da área de abrangência do novo CS são dos bairros San Martin, Vila Olímpia, Parque Cidade, Residencial Campo Florido e Residencial Takano. A previsão é de que o Centro de Saúde realize cerca de 150 atendimentos diários.

Localizado na Região Norte de Campinas, o CS teve um investimento que ultrapassou o milhão de reais, entre projeto, construção, mobiliário e equipamentos. A abertura da nova unidade atende a uma antiga reivindicação de gestores, da população e dos seus representantes.

O CS San Martin foi construído em uma área de 560 metros quadrados e sua configuração privilegia as condições de trabalho da equipe. O prédio possui instalações amplas, conforme preconizado pela Vigilância em Saúde, visando facilitar o fluxo de trabalho, as necessidades do trabalhador e o acolhimento e conforto do usuário.

O prefeito ressaltou que a obra é uma demanda antiga da região, que lutou para que ela fosse implementada, e que também é resultado do Orçamento Participativo. “Esse zelo, essa parceria da população é muito importante. Na minha primeira semana como prefeito, visitei essa obra e entendi que era prioritária para atender essas pessoas, que precisavam se deslocar até o CS São Marcos ou Cássio Raposo para receberem o atendimento em saúde”, explicou.

Novo modelo de atendimento

De acordo com o Secretário de Saúde, Carmino Antonio de Souza, o CS San Martin será a primeira a operar com um novo modelo de equipes de saúde da família. “Vamos implementar essas equipes, compostas por médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, que irão olhar para a saúde do cidadão como um todo até o limite de seu conhecimento”, explica o Secretário.

O novo modelo permitirá que o paciente receba um primeiro acolhimento com a equipe de saúde da família. Se houver necessidade, os profissionais farão o encaminhamento para médicos especialistas.

A nova unidade vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas. O Centro de Saúde fica na rua São Francisco Xavier, 208, San Martin.

Além desta unidade, a administração entregou neste mês de julho a nova unidade do Centro de Saúde Mário de Campos Bueno Júnior, do Centro, e a Academia de Saúde. Com a nova unidade, Campinas passa a contar com 64 Centros de Saúde para a Atenção Básica e Primária.


Crédito: Fernanda Sunega
Jonas e equipe do CS, incluindo quatro cubanos


Crédito: Fernanda Sunega
Unidade está equipada e pronta para receber pacientes


Crédito: Fernanda Sunega
Moradores da região participaram da abertura do novo CS


Crédito: Fernanda Sunega
Prefeito valorizou participação da comunidade

Volta ao índice de notícias