Inaugurada em Campinas a Oxitec, que produz mosquitos contra a dengue

29/07/2014

Autor: -

Na tarde desta terça-feira, dia 29, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Samuel Rossilho, representando o prefeito Jonas Donizette, descerrou a fita da inauguração da empresa britânica Oxitec, instalada no condomínio empresarial TechnoPark, em Campinas. A unidade vai produzir mosquitos contra o principal transmissor da dengue, utilizando biotecnologia inovadora.

“Campinas se sente honrada por receber a primeira unidade da Oxitec no Brasil. Estamos esperançosos pela tecnologia da empresa, que tem tudo a ver com a vocação da cidade: a ciência, a tecnologia e a inovação. É de grande importância e interesse para a cidade que empresas como esta se instalem no município”, disse Samuel Rossilho.

Segundo o Secretário, o prefeito encaminhará na próxima semana um projeto de lei concedendo incentivos fiscais para empresas com perfil de inovação, tecnologia e também na área de defesa. O secretário desejou todo o sucesso à nova empresa e disse que a unidade pode contar com o apoio do município. Para ele, a solução biotecnológica oferecida pela Oxitec é surpreendente e uma parceria com o município, por meio da Secretaria de Saúde, é interessante.

A Secretaria de Saúde de Campinas estuda a eficácia desta técnica e ressalta que o uso do mosquito geneticamente modificado deve ser uma ação complementar, que não substitui as iniciativas de combate que já vêm sendo realizadas no município. A Secretaria de Saúde considera que o avanço científico é importante e deve auxiliar as ações futuras.

O cônsul-geral britânico em São Paulo, John Doddrell, agradeceu Campinas e o Estado de São Paulo pela atenção e receptividade à primeira fábrica da Oxitec no Brasil. “Fizemos uma pesquisa detalhada e decidimos por Campinas por causa de seu polo tecnológico, que é muito receptivo e de alta tecnologia. Estamos muito felizes pelo apoio que recebemos da Prefeitura e da cidade”, afirmou.

Mosquitos geneticamente modificados

A cerimônia de inauguração contou com a presença do CEO da Oxitec, Hadyn Parry, e do diretor global de desenvolvimento de negócios da empresa, Glen Slade. A Oxitec vai produzir em Campinas uma solução biotecnológica inovadora no combate ao mosquito da dengue: a produção de mosquitos geneticamente modificados, que não picam, não transmitem a doença e diminuem a população de insetos transmissores.

A empresa é sediada em Oxford (Reino Unido) e pretende, no Brasil, estabelecer parcerias com governos municipal, estadual e federal para ajudar na busca de meios de combate ao mosquito da dengue. Ensaios realizados pela empresa, na cidade de Juazeiro (Bahia), apontaram uma redução acima de 80% na população de Aedes aegypti selvagens adultos.

A tecnologia desenvolvida pela Oxitec utiliza mosquitos transgênicos que, quando cruzam com as fêmeas selvagens, geram descendentes que morrem antes de chegar à fase adulta, diminuindo, portanto, a população de insetos adultos. Esses insetos geneticamente modificados não picam, não colocam ovos e nem transmitem a doença.

Em abril deste ano, a Oxitec recebeu a aprovação do CNTBios do Ministério da Ciência e Tecnologia brasileiro para a liberação comercial dos mosquitos geneticamente modificados.

Crédito: Carlos Bassan
Rossilho representa prefeito e inaugura empresa

Secretário observa mosquitos transgênicos

Glen Slade, da Oxitec, e Rossilho, na abertura da solenidade