Prefeito visita a "Botica da Família", farmácia municipal de manipulação

30/07/2014

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o Secretário de Saúde, Carmino Antonio de Souza, visitaram na manhã desta quarta-feira, 30 de julho, a farmácia municipal de manipulação “Botica da Família”. Localizada na sede da Ciatec (Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas) e apoiada pela Companhia, a Botica da Família foi reformada e adequada conforme normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e, após dois anos fechada, voltou a operar em maio deste ano. Foram investidos para as adequações cerca de R$ 276 mil.

A “Botica da Família” é uma farmácia de fitoterápicos que manipula sete mil fórmulas por mês, em média, para atender as 64 unidades de saúde. São 13 tipos de plantas que irão compor 31 formulações e beneficiar mais de 10 mil pessoas que se utilizam da fitoterapia como opção terapêutica ou tratamento complementar à alopatia pelo SUS de Campinas.

Além das instalações, o prefeito conheceu todas as etapas de produção da “Botica”. “A população confia nesses medicamentos naturais e sente falta da opção, vejo que essa é uma preocupação crescente nas pessoas. Por isso, trabalhamos para que a reabertura da farmácia, que vai dar suporte à toda nossa rede, acontecesse o mais rápido possível”, disse Jonas.

O Secretário de Saúde ressaltou que, apesar de pequena fisicamente (são 160m2), a farmácia é de suma importância para a rede de saúde. “São medicamentos complementares aos tratamentos, com eficácia comprovada, que podem ser prescritos pelos profissionais de saúde, são dispensados nas farmácias e utilizados nos Centros de Saúde”, explica Souza.

Das 31 formulações previstas, três já estão sendo amplamente produzidas. “Hoje distribuímos xarope de guaco, gel calêndula e o gel de babosa, o primeiro usado como expectorante nas afecções respiratórias, e os dois últimos como anti-inflamatórios e cicatrizantes”, explica a coordenadora da 'Botica da Família”, Márcia Beatriz Sawaya Alcântara Ferreira.

A matéria prima para a fabricação dos medicamentos é comprada de diversos fornecedores, mas a mão de obra e o desenvolvimento das fórmulas são próprias da Prefeitura. A equipe é composta por duas farmacêuticas e quatro técnicos em farmácia que cuidam de todo o processo, desde a análise da matéria-prima até o produto final.

“A 'Botica da Família' é um ganho para a população, que pode contar com uma alternativa para o tratamento, valorizando os conhecimentos da própria população”, finaliza a coordenadora.