Hospital Ouro Verde aumenta em 100% o número de vagas de UTI de Adulto

30/07/2014

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, acompanhado do Secretário Municipal de Saúde, Carmino de Souza, entregou na tarde desta quarta-feira, dia 30 de julho, 20 novos leitos de UTI/Adulto (Unidade de Terapia Intensiva), no Complexo Hospitalar 'Ouro Verde', ampliando em 100% a oferta de vagas no local para cuidados terapêuticos intensivos.

Com os novos leitos, o hospital, que atende 100% SUS e é referenciado pelo Ministério da Saúde para atendimento 24 horas em casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral), passa de 20 para 40 leitos de UTI/Adulto e amplia a média de atendimento de 80 pacientes/mês para 200 pacientes/mês.

Para a ampliação das vagas, a Prefeitura de Campinas investiu R$ 542 mil em adequação sanitária. Os leitos foram construídos em uma área interna de 500m2, que recebeu climatização, boxes individuais, área de isolamento, posto para serviço de enfermagem e local para prescrição médica com visibilidade para todos os leitos. O serviço é conhecido como “Ilha” e funciona para melhorar a assistência e a segurança do paciente.

A nova ala de UTI/Adulto, com os novos 20 leitos, foi equipada com respiradores, monitores, carrinhos de reanimação cardio-pulmonar, marca-passos e hemodiálise à beira do leito.

Segundo o diretor técnico do Hospital Ouro Verde, Gustavo Gutti, os equipamentos são considerados de ponta e foram locados, dentro de um novo conceito de gestão hospitalar, levando-se em conta o custo/beneficio. “Com a locação, temos a garantia de manutenção contínua e assistência permanente, sem risco de que o equipamento fique obsoleto, numa relação mais justa de custo/beneficio”, explicou.

Ao entregar oficialmente os novos leitos o prefeito Jonas Donizette elogiou as obras e a modernidade dos equipamentos e citou o filósofo francês Victor Hugo para ressaltar que “governar é detectar qual parte do futuro pode ser introduzida no presente, como segredo de um bom governo”. Na opinião do prefeito, a modernização da saúde é um desses indicadores.

Entrega de leitos foi adiantada

Jonas Donizette se disse alegre em colocar em funcionamento, em apenas um ano e meio de administração, leitos hospitalares cuja entrega estava prevista para o final de 2015, entre eles as 20 novas vagas de UTI/Adulto do Hospital Ouro Verde. O prefeito também reconheceu o empenho dos profissionais da saúde para melhorar a qualidade da assistência prestada à população.

“Um novo tempo não significa ausência de problemas, significa que devemos fazer o que é necessário fazer e eu vejo cada vez mais os profissionais de saúde empenhados, por isso estamos realizando ações administrativas para que os equipamentos de saúde funcionem adequadamente”, disse.

Acompanhado do Secretário Municipal de Saúde, Carmino de Souza, do diretor técnico do Ouro Verde, Gustavo Gutti, e de equipes médicas e de enfermagem do hospital, o prefeito visitou vários setores assistenciais do Complexo Hospitalar, entre eles a URVA(Unidade de Referência em Acidente Vascular Cerebral Agudo), o laboratório de exames de urgência e o pronto socorro.

O secretário Carmino de Souza aproveitou a visita ao pronto socorro, que atende uma média de 660 pacientes/dia, para anunciar que a reforma no PS será o próximo grande investimento no Complexo Hospitalar Ouro Verde.

“Com a entrega desses 20 novos leitos de UTI, o Ouro Verde se consolida como modelo de gestão, sendo um orgulho para a saúde de Campinas. O próximo passo será a reforma do pronto socorro, que tem um projeto moderno para ser executado”, declarou.

Complexo Hospitalar

O Complexo Hospitalar Ouro Verde iniciou suas atividades com a inauguração do Pronto Socorro, em 1996. No ano seguinte foi inaugurado o Ambulatório de Especialidades

A partir de junho de 2008, o Complexo passou a ser administrado pela SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde. A gestão é compartilhada entre uma Comissão Gestora (SPDM) e um grupo Gestor nomeado pela Secretaria de Saúde de Campinas.

O Hospital realiza atendimento gratuito 100% SUS, registrando uma média de 16/dia no pronto socorro (Urgência/Emergência) e 11 mil/dia no ambulatório, que oferece 30 especialidades.