Tempo seco decreta estado de alerta e exige cuidados com a saúde

07/08/2014

Autor: -

Nesta quinta-feira, 7 de agosto, Campinas registrou um dos dias mais secos do ano. Segundo a Defesa Civil, medição realizada por meio do sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou, às 15h, nível de umidade de 18%. E o índice ainda poderia continuar diminuindo. Tradicionalmente, agosto é o mês mais seco do ano.

Pelos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), umidade relativa do ar entre 12 e 20% é classificada como estado de alerta.

Com o tempo seco, aumenta o risco de doenças respiratórias como asma, enfisemas e bronquite, além de alergias. Também pode surgir irritação nos olhos, narinas e garganta. Crianças, idosos e pessoas com qualquer debilidade de saúde são os mais afetados por este conjunto de fatores.

Por isso, a recomendação da Secretaria de Saúde é de que as pessoas tomem bastante água e sucos naturais – no caso das crianças, os cuidadores devem estimular a ingestão de líquido. A Secretaria também aconselha a suspensão das atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h, e a umidificação dos ambientes.

O clima seco favorece a formação de queimadas. Nesse caso, a orientação é para que as pessoas não queimem resíduos – folhas secas, pneus e outros objetos - nas ruas e em terrenos dentro da cidade, o que, inclusive, é proibido por lei. Em caso de incêndio, o cidadão deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.

A previsão, conforme o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas (Cepagri) da Unicamp é que amanhã, 8 de agosto, a nebulosidade aumente ligeiramente. Não há chances de chuva nos próximos sete dias.

Volta ao índice de notícias