Mário Gatti e Distrito Sul fortalecem Rede de Atenção à Saúde

19/08/2014

Autor: -

O Hospital Municipal 'Dr. Mário Gatti' e o Distrito de Saúde Sul realizaram nesta terça-feira, dia 19 de agosto, um seminário de avaliação e novas propostas sobre o “Projeto ICSAP (Internações por condições sensíveis à atenção primária ), Construindo a Rede de Atenção à Saúde no SUS Campinas”. Estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza; o presidente do Mário Gatti, Marcos Pimenta; o coordenador do Distrito de Saúde Sul, Antônio Ângelo Corte, e servidores da rede municipal de saúde.

Implantado em 2012, o ICSAP reúne unidades de saúde do Distrito de Saúde Sul e do Hospital Municipal 'Dr. Mário Gatti' (HMMG) e serviços públicos de saúde da cidade de Campinas-SP com o objetivo de qualificar, garantir acesso e dar continuidade ao cuidado dispensado aos usuários. Esses objetivos são buscados por meio do estabelecimento de mecanismos de integração entre os participantes, favorecendo a efetivação de um sistema em rede.

O presidente do Hospital Municipal 'Mário Gatti' ressaltou a importância do evento, lembrando que o ICSAP contribui para a integralidade e interação do hospital com as unidades básicas de saúde. A meta é fortalecer a boa relação e a assistência ao paciente.

“É importante ressaltar que o ICSAP é um processo em andamento e que o 'Mário Gatti' é pioneiro nessa experiência positiva, tanto no referenciamento quanto no matriciamento que permitem a integralidade e a interação das equipes, proporcionando o acompanhamento do paciente oriundo da rede”, disse.

Para o secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza, a saúde é complementar, por isso o ICSAP tem papel fundamental na condução do processo de melhorar o atendimento em rede. “Na Saúde, ninguém faz nada sozinho. O Mário Gatti, por meio do ICSAP, é  um condutor desse processo de fazer de forma correta o trabalho de aproximação entre a rede e o Complexo Hospitalar Ouro Verde, no sentido de conquistarmos resolutividade, fazendo com que a população acredite na assistência a partir da rede básica de saúde”, declarou.

Conceito ICSAP

Os principais conceitos do Projeto ICSAP são identificar o conjunto de agravos em que o cuidado oportuno e efetivo ofertado por ações típicas da atenção primária podem reduzir o risco de hospitalização. O projeto se constitui indicador da atividade hospitalar, permitindo avaliar o acesso e a qualidade da atenção primária.

O objetivo geral é a qualificação do cuidado oferecido pela rede de serviços, buscando a garantia de acesso e a continuidade do cuidado, através do estabelecimento de mecanismos de integração entre os serviços.

Durante o seminário, profissionais de Centros de Saúde 'Santa Odila' e 'Oziel/Monte Cristo' apresentaram casos práticos do atendimento via ICSAP. Nos três casos apresentados, os pacientes buscaram os pronto-atendimentos do PA São José, Mario Gatti e Ouro Verde sem passar pela rede básica. A partir da assistência recebida no pronto atendimento, os pacientes foram orientados a procurar os centros de saúde.

Os profissionais da Saúde foram comunicados sobre os casos, com respectivos diagnósticos e orientações médicas. Nos três casos, o acompanhamento de enfermagem e médico passou a ser feito pela rede básica.

Propostas

Depois de avaliar o processo como positivo, os participantes do seminário “Internações por condições sensíveis à atenção primária, Construindo a Rede de Atenção à Saúde no SUS Campinas” validaram propostas para serem discutidas na próxima reunião do grupo de trabalho, marcada para o dia 21 de setembro de 2014.

Entre as propostas, estão a viabilização do processo de informatização, ampliação do canal de interlocução interna nos centros de saúde, da integração entre os serviços e da participação de médicos residentes.

Crédito: Mário Gatti
Secretário de Saúde participou do Seminário