Centro de Reabilitação e Conselho de Saúde agradecem à Emdec por obras

21/08/2014

Autor: -

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) recebeu congratulações pela realização de obras no entorno do Centro de Referência em Reabilitação (CRR). A unidade, ligada à Prefeitura e localizada na rua Atílio Miatto, no Distrito de Sousas, passou por melhorias no mês de julho.

Em nome da equipe do CRR e do Conselho Local de Saúde, a fisioterapeuta e coordenadora do Centro, Helen Hirashima, parabenizou o trabalho da Emdec. Nas suas palavras, as obras “possibilitaram um ganho imenso para garantir acessibilidade aos usuários”.

O trajeto da parada de ônibus mais próxima até o CRR era acidentado, tinha buracos e raízes de árvores, e o acesso era feito pela entrada de veículos, uma passagem íngreme e irregular. Como solução, foi construído um novo acesso ao Centro, com rampa e guarda corpos dos dois lados, aumentando a segurança de pedestres e cadeirantes.

A rampa foi projetada com declividade correta e sem obstáculos. A rampa de acessibilidade já existente foi refeita e novas sinalizações horizontal e vertical foram implantadas nas vias públicas e dentro do CRR.

Maria Aparecida Ferreira Cardoso Santos, 50 anos, que recebe atendimento no CRR três vezes por semanas, elogia as reformas. “Antes era difícil andar com a cadeira de rodas, porque havia muitas raízes de árvores pelo caminho. As reformas tornaram mais fácil o acesso dos cadeirantes”, contou.

Ponto de ônibus

As melhorias também passaram pelo ponto de ônibus. O antigo abrigo de concreto foi retirado e substituído por uma parada de ônibus adaptada aos ônibus acessíveis, com plataforma elevada e sinalização podotátil (com saliências no piso) em toda a sua extensão. O local recebeu, ainda, um abrigo metálico novo, gradis e lixeira.

Artur Moreira de Almeida, 80 anos, usuário do CRR, diz que as obras ali foram fundamentais, tanto pela rampa, quanto pelo abrigo. “Agora ficou mais confortável aguardar o ônibus”, avaliou. “Caminhar até a entrada do CRR ficou mais seguro, já que boa parte das pessoas que circulam por aqui anda com muletas ou cadeira de rodas”.

A Emdec lembra, ainda, que a linha 391 – Nova Sousas (inclusivo) atende o local. Os usuários do CRR com mobilidade reduzida podem também solicitar o agendamento de transporte do Programa de Acessibilidade Inclusive, PAI-Serviço, pelo telefone 0800-600-1517.

De acordo com a coordenadora do Centro, o CRR conta hoje com uma equipe multidisciplinar de 52 funcionários, realizando cerca de 250 atendimentos por dia.

Crédito: Emdec
Nova rampa tem declividade adequada e corrimão

Crédito: Emdec
O ponto de ônibus ganhou nova cobertura