Ministério pode adotar modelo da Saúde do Trabalhador do Mário Gatti

21/08/2014

Autor: -

As políticas de vigilância e promoção à saúde praticadas pela Unidade de Saúde do trabalhador- UST, do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti poderão servir de modelo para o Ministério da Saúde. O anúncio foi feito pela coordenadora de Atenção à Saúde do Servidor, ligada à Coordenação Geral de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Cabral, durante visita ao hospital, no dia 15 de agosto.

Ana Beatriz Cabral ressaltou a importância de conhecer de perto as políticas de vigilância e promoção à saúde implantadas pela Unidade de Saúde do Trabalhador – UST do Mario Gatti, já que o serviço é reconhecido pelo Ministério da Saúde como unidade atuante de atenção à saúde do trabalhador.

Segundo ela, a Coordenação de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde está em fase de reestruturação com o objetivo de enfatizar as políticas de vigilância e promoção à saúde dos trabalhadores, e o modelo de serviço oferecido pelo Hospital Mário Gatti pode ser implantado em Brasília.

“Tive a informação de que a experiência do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti é a mais próxima do modelo que gostaríamos de ver implantado no Ministério. Nosso objetivo, mais especificamente, é construir um ‘benchmarking’ (busca de melhores práticas por meio da comparação entre unidades que prestam o mesmo serviço) para ações de promoção, atenção e vigilância de saúde para os trabalhadores”, explicou a coordenadora.

A técnica do Ministério da Saúde ressaltou também a importância de compartilhar a experiência vivenciada pela Unidade de Saúde do Trabalhador - UST, do Mario Gatti. “Gostaríamos, portanto, de conhecer a política de promoção, atenção e vigilância desenvolvida nesta Instituição, as ações implementadas e os resultados que vêm sendo alcançados, bem como visitar os espaços destinados a essas ações e conhecer os processos de capacitação das equipes para essa área, para poder compartilhar experiências”, enfatizou.

A coordenadora de atenção à saúde do servidor do Ministério da Saúde visitou outros setores do Hospital, acompanhada pelo presidente Marcos Pimenta, por Sandra Principi, gerente da UST, por Márcia Gomes, coordenadora de RH, e por Luzia Sandra, gerente de Desenvolvimento.

Na opinião da gerente da Unidade de Saúde do Trabalhador do hospital, a visita da técnica do Ministério “proporcionou um momento de troca de ideias e de conhecimento dos modelos praticados em ambos os locais”.

Saúde do Trabalhador

A Unidade de Saúde do Trabalhador é um serviço especializado em Medicina e Segurança do Trabalho que tem por objetivo a promoção da saúde e a proteção da integridade do servidor no seu local de trabalho. Atua com foco nas mudanças nos processos de trabalho que contemplem as relações saúde e trabalho em toda a sua complexidade, por meio de uma atuação multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial.

Estão incluídos no trabalho realizado o estudo das condições de trabalho, a realização dos exames preconizados no Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional, a identificação de mecanismo de intervenção técnica - para sua melhoria e adequação - e o controle de riscos e agravos potenciais à saúde existentes no processo de trabalho.