Mutirão no Mário Gatti vai detectar doença pulmonar crônica

26/08/2014

Autor: -

No sábado, dia 30 de agosto, o ambulatório de Especialidades do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti vai realizar um mutirão de espirometria, exame de saúde que detecta Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que acomete, na maioria dos casos, fumantes e ex-fumantes acima de 40 anos.

A ação faz parte da programação do dia nacional de combate ao fumo, que ocorre no dia 29 de agosto, e é lembrado pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia Regional Campinas.

Todos os anos, durante uma semana, a Sociedade de Pneumologia de Campinas realiza algumas atividades junto a comunidade, visando orientar a população sobre os riscos do tabagismo para a saúde e também fazendo uma busca ativa por pacientes que ainda não procuraram o especialista e podem ser portadores de DPOC.

A expectativa é de que sejam realizados pelo menos 180 exames em pessoas com mais de 40 anos, fumantes ou ex-fumantes, ou ainda pacientes da rede de saúde que tiveram contato com forno a lenha por períodos prolongados.

O material, equipamentos e os profissionais envolvidos na realização dos exames serão cedidos pela Sociedade de Pneumologia de Campinas.

O mutirão de espirometria vai ser realizado neste sábado, 30, entre 8h e 16h, no ambulatório de especialidades do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, que fica na Av. prefeito Faria Lima, 340, Parque Itália.

Volta ao índice de notícias