Parceria viabiliza Centro de Tratamento de Queimaduras para Campinas

26/08/2014

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o secretário de Saúde, Carmino Antonio de Souza, participaram nesta terça-feira, 26 de agosto, da assinatura da parceria para a instalação do Centro de Tratamento de Queimaduras de Campinas.

O contrato foi firmado entre a Irmandade de Misericórdia de Campinas (Santa Casa), onde funcionará o serviço, e Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa), Banco Bradesco, Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Petrobras e Aeroporto de Viracopos. A Prefeitura de Campinas teve participação importante na adesão dos investidores.

A implantação da unidade de tratamento de queimaduras é uma luta antiga do prefeito Jonas Donizette, que desde a época em que foi deputado estadual e federal tenta viabilizar para a cidade um serviço de tratamento desses pacientes. “A Prefeitura participou da adesão dos empresários. Campinas é uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes que não tem nenhum leito para tratamento de queimaduras. Temos de oferecer não só um tratamento, mas um serviço de qualidade”, afirmou.

A instalação de uma unidade para tratar vítimas de queimaduras em Campinas é estratégica em razão da cidade contar com densidade demográfica e população móvel elevadas. O Aeroporto de Viracopos, as estradas que passam pela região e o parque industrial da cidade e no entorno dela também são fatores que colaboram para que a implantação da unidade seja necessária.

“O trabalho está apenas começando. Campinas não pode deixar de ter uma unidade para tratar queimaduras, que cuidará da prevenção, tratamento e reinserção dos pacientes à sociedade, família e trabalho”, disse o secretário municipal de Saúde, Carmino Antonio de Souza.

Obras

As obras do Centro de Tratamento de Queimaduras será feira em duas etapas. A primeira, que consistirá na reforma do local, custará R$ 1,7 milhão. Na segunda fase acontecerá a compra de equipamentos e mobiliário.

O custo total será de cerca de R$ 3 milhões. A previsão é de que a unidade esteja concluída até o final deste ano.

A unidade terá 12 leitos. No entanto, estará preparada para chegar a 20. Os leitos atenderão pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), de convênios e particulares. A equipe do Centro contará com médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas.

Coordenação do trabalho

O Centro de Tratamento de Queimaduras será coordenado pelo cirurgião plástico Flávio Nadruz Novaes, membro da Câmara Técnica de Queimaduras do Conselho Federal de Medicina e atual regente do Capítulo de Queimaduras da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

De acordo com Nadruz Novaes, atualmente, os pacientes de Campinas são atendidos, principalmente, em Limeira, unidade mais próxima, que fica a 56 quilômetros da cidade. As demais estão a mais de 100 quilômetros de distância, em Bauru, São Paulo ou Ribeirão Preto. Segundo ele, 35% das internações da unidade de queimaduras da Santa Casa de Limeira são de Campinas.

Além de coordenar a unidade de tratamento, o médico Flávio Nadruz Novaes pretende continuar a parceria com a prefeitura na prevenção de queimaduras. Em 2013, foram distribuídas revistas em quadrinhos nas escolas municipais.

As publicações, que tinham ilustrações de Maurício de Sousa, alertavam os pais e alunos sobre os riscos de queimaduras. Levantamentos mostram que as crianças e as mulheres são as principais vítimas e que a maioria dos acidentes acontece dentro de casa, na cozinha e no quintal. Nas férias escolares, o volume de ocorrências aumenta.

Crédito: Carlos Bassan
Instalação do Centro é luta antiga do prefeito

Crédito: Carlos Bassan
Jonas cumprimenta parceiros que viabilizaram a construção