Saúde promove ações contra a dengue em todas as regiões da cidade

16/09/2014

Autor:

A Prefeitura de Campinas promove esta semana, até sábado, dia 20 de setembro, uma série de ações contra a dengue em bairros de todas as regiões do município. Os trabalhos incluem remoção de criadouros, telagem de caixas de água, nebulização (bloqueio químico com produto que mata o mosquito adulto, num método usado somente em locais com casos confirmados de dengue) e ações de educação e mobilização social.

Ao todo, entre funcionários próprios e de empresas terceirizadas, serão mobilizadas 200 pessoas para as ações em campo. Três caminhões serão utilizados na remoção de criadouros.

Nesta quarta-feira, dia 17, as equipes vão estar no Parque Imperador, na região Leste, em ações de nebulização e telagem de caixas de água. Além disso, bairros da região Noroeste e Sudoeste vão receber as equipes de remoção de criadouros.

Na quinta-feira, 18, os trabalhos de nebulização são no Jardim Capivari, Sudoeste, e de telagem de caixas d' água na região Sul. Neste mesmo dia tem remoção de criadouros em bairros das regiões Sul, Norte e Leste.

No dia 19, sexta-feira, o Jardim Itaguaçu, na região Sul; Conceição, Leste; e Capivari, na Sudoeste, recebem as ações de nebulização. A telagem de caixas dágua será na região Noroeste e a remoção de criadouros nas regiões Leste, Norte e Sudoeste.

Mutirão

No sábado, 20 de setembro, das 8h às 12h, todas as equipes vão estar concentradas nos jardins Lisa e Santa Rosa, Noroeste do município. Neste dia, as equipes da Saúde vão atuar nas residências na remoção de criadouros. Também vão fazer telagem de caixas d´água.

“É importante que as pessoas recebam as equipes e auxiliem na remoção dos criadouros”, informa a enfermeira Christiane Sartori de Souza, coordenadora do Programa de Combate à Dengue da região Noroeste.

A Secretaria de Saúde reforça que, na luta contra a dengue, à Prefeitura cabe a limpeza e organização da cidade. Mas a contrapartida da população é fundamental. Cada cidadão precisa cuidar dos seus espaços, com atenção especial às calhas e caixas d’água, criadouros que mantêm o ciclo do mosquito nesta época de estiagem.