"Segurança do Paciente" será tema de seminário no Ouro Verde

18/09/2014

Autor: -

O Complexo Hospitalar Ouro Verde realiza, nesta sexta-feira, dia 19 de setembro, um seminário para discutir o 'Programa Nacional de Segurança do Paciente'. O Programa foi criado pelo Ministério da Saúde, por meio da portaria 529 de 1º de abril de 2013, para o monitoramento e prevenção de danos na assistência à saúde.

O programa foi implantado com os objetivos de promover e apoiar iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde, por meio da implantação da gestão de risco e de Núcleos de Segurança do Paciente nos estabelecimentos de saúde.

As diretrizes também buscam envolver os pacientes e familiares nas ações de segurança do paciente; ampliar o acesso da sociedade às informações relativas à segurança do paciente; produzir, sistematizar e difundir conhecimentos sobre segurança do paciente e fomentar a inclusão do tema “segurança do paciente” no ensino técnico e de graduação e pós-graduação na área da saúde.

Os palestrantes do seminário serão Gilberto Scarazatti e Adail Rollo, ambos do Ministério da Saúde; o diretor técnico do Complexo Hospitalar Ouro Verde, Gustavo Guth, e Maria Magalhães, gerente corporativa de Qualidade e Segurança do Paciente da SPDM (Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

O evento ocorre entre 9h e 12h no Complexo Hospitalar “Prefeito Edivaldo Orsi” (Ouro Verde), que fica na Av. Ruy Rodrigues, 3434, Jardim Yeda.