Saúde promove teste rápido de HIV, na Praça Bento Quirino

19/09/2014

Autor: -

O Centro de Referência DST/AIDS de Campinas disponibilizará nesta sexta-feira, dia 19 de setembro, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante a partir das 19h, na Praça Bento Quirino. No local serão feitos testes rápidos para o diagnóstico do vírus HIV durante o evento “Big Juice”.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS, Cláudia Barros, a estrutura do CTA itinerante é a mesma encontrada nos dois postos fixos da cidade. “Serão montadas várias tendas. Uma para a coleta do sangue; outra para análise e várias menores para o resultado. Dentro das menores entram somente o aconselhador e quem fez o teste para o resultado. O exame fica pronto em 30 minutos”, explicou Cláudia. O teste é um processo seguro, sigiloso e acessível.

Durante todo o ano, os testes são realizados nos 64 Centros de Saúde (que fazem o exame convencional) e nos dois CTAs fixos, na Rua Regente Feijó, 637, no Centro e no Complexo Hospitalar Ouro Verde, na Avenida Ruy Rodrigues, 3.434, no Jardim Ouro Verde.

A estimativa do Ministério da Saúde é que de cada duas pessoas com HIV, uma não sabe que tem o vírus. “Por isso é importante que todos façam o teste. O incentivo é para todos, mas principalmente quem nunca fez o teste ou o fez há muito tempo. Com tratamento, a pessoa pode chegar a não adoecer e ter uma melhor qualidade de vida”, disse coordenadora.

Preservativos

No domingo, 20 de setembro, durante a “Parada do Orgulho LGBT”, 40 profissionais da Secretaria de Saúde estarão distribuindo preservativos e orientando sobre DSTs. A Parada começa às 13 horas no Largo do Pará e termina no Largo do Rosário.

Volta ao índice de notícias