Centro de Lactação sensibiliza para importância da doação de leite humano

29/09/2014

Autor: -

Na próxima quarta-feira, dia 1º de outubro, Dia Nacional de Doação de Leite Humano, o Centro de Lactação - Banco de Leite Humano de Campinas aproveita para sensibilizar a população sobre a importância da doação de leite humano, para celebrar a atuação da unidade e para homenagear as mulheres que doam e doaram leite ao centro e também aquelas cujos filhos necessitaram da doação. As atividades irão ocorrer às 15 horas no auditório da Maternidade de Campinas, instituição que abriga o Centro de Lactação - Banco de Leite Humano.

A cerimônia irá reunir a coordenadora do Centro de Lactação – Banco de Leite Humano de Campinas, Cláudia Maria Monteiro Sampaio, e equipe, além das doadoras entre outubro de 2013 e setembro de 2014, que serão homenageadas, e seus bebês.

A coordenadora ressalta a importância de datas como o Dia Nacional de Doação de Leite Humano para o estímulo ao aleitamento materno e à doação de leite humano. “O leite humano doado é pasteurizado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e outros lactentes clinicamente impossibilitados temporariamente de serem amamentados ao seio materno. Devido às propriedades nutricionais e imunológicas do leite materno, a recuperação e o desenvolvimento desses recém-nascidos ocorre mais rápido”, explica.

A coordenadora informa que o estoque do Banco está baixo, uma vez que as doações não estão suprindo o volume de leite consumido. Com uma demanda maior, o uso do estoque se faz necessário e está cada vez mais baixo. Em janeiro de 2013 eram 200 litros em estoque; em dezembro, 167 litros; em janeiro deste ano, apenas 149 litros e em setembro, 35 litros.

Segundo Cláudia, para doar, a mãe precisa estar amamentando o próprio filho e ter uma produção excedente, ou seja: a mulher amamenta e ainda precisa retirar um pouco porque esta mama fica incomodando, fica cheia.

Para doar, basta a mulher estar amamentando seu próprio filho e entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Campinas, que fica na Avenida Orosimbo Maia, 165, no 5o andar da Maternidade. O telefone é 19 3306-6039.


Crédito: Arquivo PMC
Banco de leite materno

Volta ao índice de notícias