Oficina e simulação de acidente encerram Semana de Trânsito

29/09/2014

Autor: -

Depois de sete dias de programação, a Semana Municipal de Trânsito (Semutran) 2014, organizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) chegou ao fim. No fim de semana, uma oficina de mobilidade urbana e simulação de acidente de trânsito fecharam as atividades de conscientização e trabalho educativo.

Na manhã do sábado, dia 27 de setembro, quem passou pelo Largo do Rosário presenciou uma simulação de acidente de trânsito, envolvendo um carro e duas motos. A atividade “Álcool e direção: combinação fatal” foi realizada em parceira com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). A ação chamou atenção para os principais fatores de acidentes como velocidade, álcool, imprudência e falta de atenção.

A ação também teve a presença dos mímicos do trânsito e a performance “Rap na Faixa”. Educadores da Emdec abordaram pedestres e distribuíram material sobre segurança viária. A simulação impressionou o público, pelo grau de realismo.

Na noite de sexta-feira, 26, o Plenarinho da Câmara de Vereadores foi palco da oficina “Mobilidade Urbana Sustentável”. A reunião foi realizada dentro da Comissão de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário e o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, participou do evento.

Durante o encontro, os novos membros do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito assistiram a apresentações sobre Mobilidade Urbana Sustentável e sobre Acidentalidade.

A Semutran 2014 começou no dia 21 de setembro, domingo, com passeio ciclístico e caminhada. Com o tema “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre” foram realizadas diversas atividades entre performances artísticas, premiações, homenagens, ações educativas, simulação de acidentes, moto check-up, oficina de trânsito e campanhas solidárias.

Na avaliação do secretário Carlos Barreiro, “a semana foi um sucesso. Nós realizamos uma variedade de atividades, buscando a conscientização da população. A mudança de atitude, com a educação de trânsito, é o fator primordial que irá diminuir os índices de acidentalidade no município”.

Crédito: Arquivo PMC
Simulação de acidente chama atenção do público

Mímicos do Rap na faixa

Oficina no Plenarinho da Câmara Municipal