Outubro Rosa é lançado em Campinas, contra o câncer de mama

01/10/2014

Autor: -

Com o objetivo de mobilizar a sociedade para a importância da prevenção do câncer de mama, a Prefeitura de Campinas, com patrocínio da 3M e apoio do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism/Unicamp), lançou na manhã desta quarta-feira, 1º de outubro, a Campanha “Outubro Rosa”. O evento contou com a presença da primeira-dama Sandra Ciocci, do Secretário de Saúde, Carmino de Souza e de representantes da Unicamp e da 3M.

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer entre as mulheres e a segunda causa de óbito entre todas as doenças no município. Em 2013, 98 mulheres Campineiras morreram em decorrência desta doença. O número só é menor do que óbitos por doenças cardiovasculares.

“Nós, mulheres, cuidamos tanto das nossas casas, dos nossos filhos, dos nossos parceiros. Porque não tirar um dia do ano para nos cuidarmos, fazermos nossos exames anuais”, questionou a primeira-dama Sandra Ciocci.

O Secretário de Saúde ressaltou a importância do diagnóstico precoce na cura da doença. O médico hematologista também enfatizou que todas as mulheres devem realizar consultas médicas periodicamente. “Cerca de 25% das mulheres com mais de 40 anos, que precisam realizar as mamografias, não estão buscando esses exames. Nosso desafio é fazer com que elas procurem a rede de saúde e possam ter um diagnóstico precoce da doença, que tem uma chance de cura de até 95%”, explica Souza.

Deolidia Silvia Benagis descobriu em 2009 um caroço no seio. “Imediatamente, procurei um serviço de saúde e através dos exames médicos, detectaram se tratar de um câncer de mama. Fiz a mastectomia das duas mamas, a reconstrução mamária e hoje estou curada. A detecção precoce salvou minha vida”, conta. “Essa iniciativa de um mês inteiro dedicado à lembrar as mulheres da importância do acompanhamento médico e da mamografia é maravilhosa”, conclui.

Durante o lançamento, houve a apresentação das meninas do Coral Primavera.

Laço Rosa

A campanha da 3M é denominada Laço Rosa. Em Campinas, o patrocínio da empresa ao evento inclui a destinação de recursos para melhorias no Caism/Unicamp, um dos hospitais de referência para o tratamento do câncer de mama.

Também haverá distribuição de panfletos para estimular a conscientização do público em geral e apoio à Corrida Outubro Rosa. Alguns símbolos da campanha serão afixados em prédios no centro de Campinas.

Primeira-dama abre o evento

Autoridades presentes