Mães doadoras são homenageadas no Dia Nacional de Doação de Leite

01/10/2014

Autor: -

O auditório da Maternidade de Campinas ficou lotado de mães doadoras de leite materno e seus bebês nesta quarta-feira, dia 1º de outubro. Elas foram homenageadas em uma cerimônia realizada pelo Centro de Lactação - Leite Humano de Campinas, para comemorar o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. O Centro foi criado em 1993 e é uma parceria entre a Maternidade e a Secretaria Municipal de Saúde. Juntas, elas viabilizam a manutenção do espaço e de todos os procedimentos.

O evento contou com a presença da médica pediatra e coordenadora do Centro de Lactação, Cláudia Maria Monteiro Sampaio, que ressaltou a importância das doações. "O leite humano é o melhor alimento para o bebê. Ele serve como proteção e é fundamental para a recuperação e o desenvolvimento dos recém- nascidos prematuros internados nas UTIs Neonatais", explica.

Alcione Lourenço, mãe da pequena Mariana, fez a doação de leite em suas duas gestações. "Quando soube da importância desse gesto, fiz questão de colaborar. Quando tive a minha segunda filha, a Mariana, comecei a doar leite desde a primeira semana de vida dela, afinal tem muita criança que precisa", conta emocionada.

Denize do Espírito Santo e Marisa Cláudia Gomes Guimarães, respectivamente mães de Amora e Lucas, internados na Maternidade de Campinas, agradeceram o gesto de cada uma das doadoras presentes e falaram sobre a importância do leito materno para a recuperação de seus filhos. "Minha filha está a quatro meses aqui e como não consigo produzir a quantidade de leite que ela precisa, agradeço a cada uma de vocês pelas doações. Na próxima vez que eu tiver filho, quero estar sentada no lugar de vocês, como doadora, afinal não tem coisa melhor que amamentar", conta Denize.

Para se tornar uma doadora de leite materno, basta a mulher estar amamentando seu próprio filho e entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Campinas, que fica na Avenida Orosimbo Maia, 165, no 5º andar da Maternidade. A interessada pode se inscrever pelo telefone (19) 3306-6039, que será instruída a preencher um cadastro. A partir daí, o exame pré-natal da futura doadora será avaliado e, em seguida, uma equipe do Banco de Leite irá coletar as doações em domicílio, periodicamente.

O Banco de Leite também solicita a doação de frascos de vidro, com tampas plásticas, para o acondicionamento do leite. Nesse caso, a doação pode ser feita na unidade de saúde mais próxima da residência do munícipe ou na própria Maternidade.

Jovem mãe concede entrevista

Mamãe Maira com sua neném e funcionários da Maternidade