Vigilância em Saúde realiza ação de orientação à população no Chapadão

02/10/2014

Autor: -

A Visa Norte (Vigilância em Saúde do Distrito Norte) e o Centro de Saúde Eulina, da Secretaria de Saúde de Campinas, realizam ação de orientação de saúde à população nesta sexta-feira, 3 de outubro. A ação pretende alertar os moradores do bairro Jardim Chapadão quanto aos perigos existentes em uma área verde situada entre a Pedreira do Chapadão e a Fazenda Chapadão.

No terreno, que é utilizado como passagem pelos moradores do bairro, há capivaras, animais hospedeiros do carrapato estrela, principal transmissor da febre maculosa. As ações de conscientização serão feitas de casa em casa e, além de alertar os moradores, também será realizado um levantamento da população canina e felina do bairro como forma de explicar a diferença entre os carrapatos comuns que se hospedam nos animais de estimação e o carrapato estrela que se hospeda em capivaras.

Febre maculosa

Causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que sobrevive dentro das células do carrapato estrela, a febre maculosa faz a pessoa infectada desenvolver os sintomas de dois a 14 dias após a picada. Estes sintomas podem praticamente não existir ou serem muito fracos, o que dificulta o diagnóstico. Nas pessoas que desenvolvem o quadro mais característico, a febre pode ser moderada a alta, chegando até 39 a 40 graus. Esta febre pode durar de duas a três semanas e geralmente a pessoa tem que restringir as suas atividades, necessitando de repouso. Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça intensa, dor no corpo, calafrios e edema dos olhos e conjuntivas.

O tratamento se dá pelo uso de analgésicos, antitérmicos, hidratação oral e repouso. Os casos mais graves, quando diagnosticados, devem receber antibióticos específicos e medidas de suporte, muitas vezes necessitando até de tratamento intensivo.

Campinas teve cinco confirmados de febre maculosa em 2012, com quatro óbitos e sete casos confirmados em 2013, com três óbitos. Em 2014, nenhum caso havia sido confirmado até junho.

Volta ao índice de notícias