Campanha de vacinação antirrábica será realizada a partir de 11 de outubro

03/10/2014

Autor: -

Cães e gatos de Campinas com mais de três meses de idade devem ser levados para receberem a dose anual de vacina antirrábica neste mês de outubro. A campanha será nos dias 11 e 12 nas regiões Norte, Noroeste e Sudoeste; e dias 18 e 19 nas regiões Sul e Leste. A vacina é segura e gratuita.

A meta é vacinar 80% da população de cães e gatos, a primeira estimada em 111 mil, e a segunda em 10,8 mil.

Após 10 anos sem registrar raiva em animais terrestres, em 2013 foram registrados sete casos em herbívoros (bovinos e equinos), além de 13 casos em morcegos (chamado de ciclo aéreo da doença). Em 2014, são quatro registros em herbívoros e quatro em morcegos. A doença é letal em 100% dos mamíferos, inclusive nos humanos. Por isso a vacina anual é importante.

O médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, Ricardo Conde Alves Rodrigues, dá algumas orientações em relação à campanha. “Pedimos que os cães sejam levados com guia e coleira. É indicado que cães de grande porte estejam com enforcador e sejam levados por um adulto, porque demandam mais força. Já os gatos devem ser transportados em uma caixa adequada, pois eles podem ficar assustados e fugir. É possível transportá-los também adequando um carrinho de feira”, sugere o veterinário.

A listagem completa dos postos de vacinação pode ser obtida pelo Serviço 156 da Prefeitura.


Crédito: Luiz Granzotto
Cão sendo vacinado durante a campanha de 2013

Volta ao índice de notícias