'Detecção precoce de câncer salvou minha vida', conta paciente

03/10/2014

Autor: -

Aos 49 anos a agente administrativa Deolidia Silvia Benagis descobriu um caroço no seio. Como sua mãe já havia desenvolvido câncer de mama, procurou imediatamente um médico especialista que, através de exames, detectou a doença em estágio inicial. Lidia, como é conhecida, logo se submeteu à cirurgia para a retirada das mamas e hoje, cinco anos depois, está curada.

Lidia é uma entre tantas Campineiras que tiveram câncer de mama nos últimos anos. A estimativa, de acordo com a médica Sophie Derchain, do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism/Unicamp), é de mais de 480 mulheres no município diagnosticadas com a doença por ano. “O maior desafio é exatamente a detecção precoce”, conta. Nesta fase, as chances de cura são de até 95%.

No caso de Lidia, o câncer foi diagnosticado inicialmente e não foi necessário fazer radio ou quimioterapia. “O médico me disse que, se durante a cirurgia fosse detectada a necessidade de retirar a segunda mama, ele o faria. E realmente o fez. Acordei sem as duas mamas, mas fiz a cirurgia de reconstrução e hoje estou ótima”, comemora.

Segundo o Secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, o que dificulta o diagnóstico precoce é o fato de muitas mulheres deixarem de realizar os exames periódicos. “A partir do momento em que essas mulheres procuram pela nossa rede de atendimento, feito o diagnóstico precoce, as chances de cura aumentam significativamente”, explicou o chefe da pasta.

Os atendimentos iniciais dos exames anuais são feitos nos 64 Centros de Saúde do Município. “Caso seja necessário, o médico pede o exame de mamografia, um dos métodos de detecção da doença”, explica a coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria de Campinas, a médica ginecologista Celina Azevedo Sollero.

Esse é um dos objetivos do “Outubro Rosa”, movimento mundial que pretende mobilizar a sociedade para a importância da prevenção do câncer de mama. “Se você é mulher e ainda não passou por uma consulta médica durante este ano, faça seu agendamento. Programe-se para que os exames anuais tornem-se rotina e previna uma série de doenças. A detecção precoce de algumas delas podem salvar vidas”, conclui Celina.


Crédito: Fernanda Sunega
Lançamento da campanha Outubro Rosa

Volta ao índice de notícias