Prefeito prestigia aniversário de 40 anos do Hospital Dr. Mário Gatti

06/10/2014

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, prestigiou na noite de sábado, dia 4 de outubro, no Teatro da IMA, as festividades que marcaram os 40 anos do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. O coral cênico da Unifesp apresentou o espetáculo “O Grande Circo Místico”, musical de Edu Lobo e Chico Buarque. O evento contou também com as presenças do secretário de Saúde, Carmino de Souza, do presidente do hospital, Marcos Pimenta, além de servidores da unidade hospitalar, familiares e convidados.

Fundado no dia 21 de outubro de 1974, o Hospital Mário Gatti atende exclusivamente usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), realizando em torno de 1.500 consultas diárias (no seu ambulatório e em seus dois prontos-socorros adulto e infantil), 900 internações e 500 cirurgias mensais. Possui um corpo assistencial extremamente qualificado, contando com quase 1.700 funcionários dentre os quais, cerca de 500 médicos e 700 profissionais de enfermagem.

O hospital atende no regime “portas abertas” (de forma não referenciada), ou seja, funciona 24 horas por dia, atendendo a todos os casos, por demanda espontânea. A entrada dos pacientes se dá de duas formas: pelo chamado Setor Azul, para pessoas que chegam de carro, de ônibus, e para os casos menos graves; ou pelo Setor Vermelho, a ala de urgência e emergência, com capacidade de atender cinco pessoas ao mesmo tempo, que recebe os casos graves trazidos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), ambulâncias etc.

A unidade hospitalar pública municipal de Campinas é reconhecida como centro de excelência de formação de profissionais na área de saúde, possuindo desde o ano de 2004 a chancela como hospital de ensino, dos Ministérios da Saúde e Educação (em 2013 foram mais de 4.300 profissionais que passaram por estágios ou aperfeiçoamento profissional).

Doutor Mário Gatti

O nome do maior hospital público da Região Metropolitana de Campinas vem do médico ítalo-brasileiro, Mário Gatti, que exerceu a profissão na primeira metade do século 20.

O médico Mário Gatti nasceu em Nápoles, na Itália, em 1879, e conheceu Campinas em 1905, quando tinha 26 anos.

O renomado médico italiano ostentava vários cursos pela Europa. Mas foi no Brasil que ele se formou em medicina, na Bahia, e que iniciou em sua carreira quando começou a atuar na Beneficência Portuguesa campineira. Depois, de alguns anos estudando em Paris, retornou para Campinas, em 1915, onde fixou residência. Segundo amigos e familiares, Mario Gatti tinha Campinas como cidade do coração e costumava dizer que a cidade era seu segundo berço.

Prefeito nas festividades de 40 anos do Mário Gatti

Cena do espetáculo de autoria de Edu Lobo e Chico Buarque

Autoridades presentes nos 40 anos do hospital

Crédito: Edivaldo Alves