1º Fórum de Ouvidoria da Saúde de Campinas será dia 10 de outubro

08/10/2014

Autor: -

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas e o Conselho Municipal de Saúde realizam na próxima sexta-feira, dia 10 de outubro, às 8h, o 1º Fórum de Ouvidoria da Saúde de Campinas. O evento, aberto ao público, acontecerá no teatro da IMA (Informática de Municípios Associados), e é voltado especialmente para ouvidores e gestores de saúde da região. O secretário de Saúde de Campinas, Carmino Antonio de Souza, participa da abertura do evento.

Foram convidados gestores de saúde, conselheiros e ouvidores de 47 municípios do Estado de São Paulo. “O Fórum tem o objetivo de debater e de discutir experiências de ouvidoria, não só da saúde, mas de outros setores, para auxiliar no trabalho de implementação da ouvidoria da saúde no município”, explica o chefe de gabinete da Pasta, Edison Silveira. De acordo com ele, a ouvidoria é um importante instrumento de gestão participativa e de controle social, além de auxiliar na gestão e no conhecimento dos pontos que necessitam de melhoria de forma ágil.

A secretária de Saúde de Valinhos, Rita de Cássia Longo, abre o evento falando sobre “A Importância da Implantação da Ouvidoria na Saúde”. O ouvidor-geral de Campinas, Daniel Santini, irá abordar o tema “Ouvidoria Pública como Instrumento de Democracia Participativa”.

A ouvidora-geral da Unicamp, Adriana Eugênia Alvim Barreiro, vai propor  “Discussões sobre o Papel e a Atuação das Ouvidorias”. Na sequência estará a coordenadora de Descentralização de São Paulo, Carmem Lúcia, discutindo sobre “O Sistema Ouvidor SUS”. Para falar sobre “Judicialização da Saúde” foi convidado o advogado e professor universitário Renato Dellova.

Também advogado e membro do Conselho Consultivo da Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado e São Paulo, Paulo Tavares Mariante, falará sobre “Participação Popular e Ouvidoria Pública”, mesmo tema a ser abordado pelo ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Walter Foster Junior.

A última palestra será ministrada pela coordenadora Geral do Sistema Nacional de Ouvidoria do Ministério da Saúde, Maria Moro, sobre “Consolidação do Sistema Nacional de Ouvidoria do SUS”.

A IMA fica na Rua Bernardo de Sousa Campos, 42, Praça Dom Barreto, Ponte Preta, em Campinas. A participação é gratuita e é necessário confirmar presença até esta quinta-feira, dia 9 de outubro, pelo e-mail ouvidoriadasaudecampinas@hotmail.com.  O credenciamento poderá, também, ser feito na hora.