Fórum discute criação de ouvidoria de saúde em Campinas

10/10/2014

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas e o Conselho Municipal de Saúde reuniram nesta sexta-feira, 10 de outubro, cerca de 150 pessoas de toda a região para discutir a criação da ouvidoria de saúde, no 1º Fórum de Ouvidoria da Saúde de Campinas.

O Secretário de Saúde do município, Carmino Antônio de Souza, ressaltou, durante a abertura do evento, que a criação de uma ouvidoria específica para a saúde é uma forma de valorizar a participação popular e fazer valer a política pública do SUS (Sistema Único de Saúde). “Este fórum nasceu para ouvirmos experiências, discutirmos diretrizes, modelos. É o primeiro passo para tornarmos realidade essa ouvidoria da Saúde”, disse Souza.

Marcos Pimenta, presidente do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, que tem ouvidoria própria, lembrou a importância do setor. “Usamos as informações da ouvidoria como mecanismo de gestão, pois ouvindo os anseios da população, podemos melhorar nossos processos”, explica Pimenta.

“Campinas mais uma vez saiu na frente ao valorizar e discutir a implementação de uma ouvidoria específica de saúde. Parabenizo pela iniciativa”, disse Iara de Oliveira Correia, representante de usuários SUS e membro do Conselho Municipal de Saúde.

Também participaram do evento a coordenadora Geral do Sistema Nacional de Ouvidoria do Ministério da Saúde, Maria Moro; a secretária de Saúde de Valinhos, Rita de Cássia Longo; o ouvidor-geral de Campinas, Daniel Santini; a ouvidora-geral da Unicamp, Adriana Eugênia Alvim Barreiro; a coordenadora de Descentralização de São Paulo, Carmem Lúcia; e o membro do Conselho Consultivo da Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado e São Paulo, Paulo Tavares Mariante.

Crédito: Fernanda Sunega
Secretário de Saúde ressaltou, na abertura, que a ouvidoria fortalecerá a participação popular

Credenciamento dos participantes

Recepção dos participantes