Campanha de vacinação contra a raiva animal foi aberta no fim de semana

13/10/2014

Autor: -

A Campanha de Vacinação Antirrábica foi aberta no último sábado, 11 de outubro, nas regiões Norte, Noroeste e Sudoeste. A aplicação de vacinas em cães e gatos continua no próximo final de semana, dias 18 e 19, nas regiões Sul e Leste.

Os animais com idade a partir de três meses devem tomar a vacina. A aplicação é segura e gratuita. Os que forem vacinados pela primeira vez devem receber uma dose de reforço 30 dias depois.

De acordo com o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, Ricardo Conde Alves Rodrigues, a segunda dose fica disponível no Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (19-3245-1219) e também em clínicas particulares.

A meta é vacinar 80% da população de cães e gatos, a primeira estimada em 111 mil e, a segunda, em 10,8 mil. “A vacina não tem contra indicação. Qualquer animal pode receber a dose”, explica Rodrigues.

O balanço do primeiro final de semana de vacinação será divulgado até a próxima sexta-feira, 17 de outubro.

Casos

Após 10 anos sem registrar raiva em animais terrestres, em 2013 foram registrados sete casos em herbívoros (bovinos e equinos), além de 13 casos em morcegos (chamado de ciclo aéreo da doença). Em 2014, são quatro registros em herbívoros e quatro em morcegos. A doença é letal em 100% dos mamíferos, inclusive nos humanos. Por isso a vacina anual é importante.

A listagem completa dos postos de vacinação pode ser obtida pelo site (www.campinas.sp.gov.br), na página da Secretaria de Saúde, e pelo Serviço 156 da Prefeitura.


Crédito: Luiz Granzotto
Vacinação de cão

Crédito: Luiz Granzotto
Garota observa cão sendo vacinado

Crédito: Luiz Granzotto
Gato recebe vacina

Crédito: Luiz Granzotto
Cães aguardam na recepção

Volta ao índice de notícias