Mário Gatti faz campanha sobre anestesia para uma cirurgia segura

15/10/2014

Autor: -

O Hospital Municipal Dr. Mario Gatti foi selecionado para participar de uma campanha focada no tema “segurança do paciente”, da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo. A iniciativa marca o Dia do Anestesista, comemorado nesta quinta-feira, 16 de outubro.

Trata-se de uma campanha informativa destinada a pacientes e familiares com objetivo de esclarecer o que é anestesia e qual o papel e relevância da atuação do médico anestesista antes, durante e após os procedimentos cirúrgicos. A campanha tem como meio de divulgação um folder que traz informações sobre tipos de anestesias, efeitos colaterais, riscos e benefícios dos medicamentos utilizados.

Além do material contendo informações importantes sobre o processo anestésico voltado para garantir uma cirurgia segura e um pós-operatório satisfatório, os pacientes vão responder a um questionário, que receberão na recepção do hospital. No documento, vão relatar se já passaram por procedimento cirúrgico e quais as suas experiências com tipos de anestesia.

De acordo com a referência técnica de anestesiologia do hospital Municipal Dr. Mario Gatti, Elzineide de Almeida, os pacientes vão poder fornecer informações e também serão incentivados a tirar dúvidas durante a visita pré-anestésica, que ocorre alguns dias antes do procedimento cirúrgico.

Para ela, a campanha da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo é importante para médicos e pacientes, já que as informações proporcionam segurança. “Na medida em que o paciente lê as orientações contidas no folder, vai poder questionar o médico sobre possíveis duvidas do 'antes' e do 'depois' da operação. Com maior conhecimento, o paciente vai ficar mais tranquilo e isso garantirá que não ocorra aumento de pressão ou outras complicações. Da mesma forma, o médico conhecerá melhor o paciente”, disse.

Segundo dados da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo, 240 milhões de pessoas passam por um procedimento cirúrgico todos os dias, em hospitais ao redor do mundo, mas apenas uma pequena parte desses pacientes conhecem o cuidado e a necessidade de uma consulta prévia com um médico anestesista, antes de passarem por uma cirurgia.

No Mario Gatti, embora os pacientes sejam encaminhados para uma visita pré-anestésica, antes da cirurgia, muitos desconhecem a importância desse contato.

O que é anestesia?

Anestesia é a aplicação de um conjunto de medicamentos que geram um efeito de sedação no corpo, permitindo a ausência de dor e de outras sensações durante uma cirurgia ou exame. O resultado é obtido por meio de drogas.

A primeira cirurgia realizada com sucesso foi feita em um hospital americano, no dia 16 de outubro de 1846, pelo cirurgião John Collins Warren. O médico retirou um tumor do pescoço de um jovem de 17 anos, sendo a anestesia feita pelo dentista William Thomas, que usou éter para anestesiar o jovem.

Campanha aumentará conhecimento sobre aspectos da anestesia

Crédito: Arquivo PMC
Campanha abordará os vários tipos de procedimentos anestésicos