Real Parque recebe ação educativa sobre febre maculosa nesta sexta-feira

16/10/2014

Autor: -

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, promove nesta sexta-feira, dia 17 de outubro, a partir das 8h, ação de educação, informação e mobilização social sobre febre maculosa no Real Parque.

A atividade integra os trabalhos desenvolvidos no local a partir de um caso confirmado de febre maculosa em setembro pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa). Trata-se de um homem adulto que morreu no dia 18 daquele mês. Em 2014, Campinas registrou três casos de febre maculosa, dois autóctones – contraídos no próprio município – e um importado. Todos foram a óbito. As ocorrências foram entre agosto e setembro.

Na ação desta sexta, técnicos da Vigilância em Saúde irão de casa em casa para informar sobre a doença e as formas de evitá-la. Os moradores vão receber folhetos com orientações sobre a necessidade de evitar o contato com a vegetação em locais com presença de cavalos e capivaras; medidas a serem adotadas no caso de parasitismo por carrapato estrela - Amblyomma cajennense -, reconhecido como o principal transmissor da doença para o homem; sintomas da febre maculosa; entre outras orientações. Serão percorridos 36 quarteirões e visitados mais de 870 imóveis.

Além das ações de educação, informação e mobilização social, as medidas no local incluem pesquisa da infestação de carrapatos em animais domésticos e colocação de placas informativas nos locais de risco de transmissão.

Segundo o médico infectologista Rodrigo Angerami, do Departamento de Vigilância em Saúde Municipal, a região de Campinas é endêmica para a febre maculosa, doença que tem uma maior incidência nos meses mais secos.

“A orientação para a população é que evite entrar em áreas de matas e pastagens, principalmente com presença de cavalos e capivaras. Caso seja necessária a frequência nestes locais, que sejam adotados cuidados em relação aos carrapatos, como proteção por meio de calças e botas e camisa de mangas longas. Além disso, é recomendável inspecionar o corpo a cada duas horas para observar se houve parasitismo e, em caso afirmativo, é importante retirar os carrapatos o mais breve possível”, explica Angerami.

No caso de sintomas, após exposição a carrapatos, o indivíduo deve procurar o mais rápido possível o serviço de saúde e informar que houve exposição. Os sinais iniciais são febre, dor de cabeça e no corpo e manchas avermelhadas na pele.

Para os profissionais de saúde a orientação é que estejam atentos aos sintomas, para diagnóstico e tratamento precoces, e que façam diagnóstico diferencial também da doença meningocócica, agravo que tem aumento da incidência nesta época do ano.

Em 2013, foram confirmados 8 casos de febre maculosa, com 3 óbitos. Em 2012, foram 6 casos, com 3 óbitos.