Saúde promove neste final de semana a 2ª etapa da Vacinação Antirrábica

17/10/2014

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas promove neste final de semana, 18 e 19 de outubro, a segunda etapa da Vacinação Antirrábica. A campanha será realizada nas regiões Sul e Leste da cidade. No primeiro fim de semana de aplicação (11 e 12 de outubro), 31.148 cães e 4.209 gatos foram vacinados nas regiões sudoeste, noroeste e norte.

A meta, de acordo com o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campinas Ricardo Conde Alves Rodrigues, é vacinar 80% da população de cães e gatos. A primeira é estimada em 111 mil, e a segunda, em 10,8 mil.

A procura no primeiro final de semana da campanha ficou abaixo do esperado. “As campanhas de maneira geral estão com cobertura mais baixa. Uma boa parte da população leva os animais em clínicas particulares, mas não temos esse quantitativo”, comenta Rodrigues.

Segundo ele, neste ano a vacinação nas regiões norte, noroeste e sudoeste ficou 13% menor que no ano passado. “Atualmente, nos preocupamos com o ciclo aéreo da doença, ou seja, a raiva transmitida por morcegos. É muito importante que as pessoas mantenham os cães e gatos vacinados, pois a reintrodução da raiva em humanos pode acontecer por meio do contato das pessoas com animais contaminados por morcegos”, explica.

A campanha termina neste domingo. No entanto, animais das regiões onde a vacinação já aconteceu podem ser levados aos postos disponíveis neste final de semana.

Pedimos que os cães sejam levados com guia e coleira. É indicado que cães de grande porte estejam com enforcador e sejam levados por um adulto. Os gatos devem ser transportados em uma caixa adequada, pois podem ficar assustados e fugir. É possível transportá-los também adequando um carrinho de feira”, afirma o médico veterinário.

A vacina é segura e gratuita. Cães e gatos a partir de três meses devem receber a dose. Os que forem vacinados pela primeira vez devem receber uma dose de reforço 30 dias depois. A segunda dose está disponível no Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (19-3245-1219) e também em clínicas particulares.

Casos

Campinas ficou dez anos sem registrar raiva em animais terrestres. Em 2013, foram registrados sete casos em herbívoros (bovinos e equinos), além de 13 casos em morcegos (chamado de ciclo aéreo da doença). Em 2014, são quatro registros em herbívoros e quatro em morcegos. A doença é letal em 100% dos mamíferos, inclusive nos humanos. Por isso, a vacina anual é importante.

A lista completa dos postos de vacinação pode ser obtida pelo site (www.campinas.sp.gov.br), na página da Secretaria de Saúde, e pelo Serviço 156 da Prefeitura.


Crédito: Arquivo PMC
Totó ganha sua dose

Volta ao índice de notícias