Samu Campinas inicia campanha de prevenção ao AVC

21/10/2014

Autor: -

Para marcar o Dia Mundial contra o AVC (Acidente Vascular Cerebral), em 29 de outubro, o Serviço de Atendimento Municipal de Urgência (Samu/192) Campinas, com apoio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), iniciou uma campanha de informação e mobilização social sobre fatores de risco, sinais de alerta e a importância do tratamento rápido deste agravo.

Cartazes foram fixados nos ônibus urbanos e nos terminais do sistema público de transporte. E o Samu vai propagar informações durante todo o mês em todas as regiões da cidade.

A doença, chamada popularmente de derrame, consiste na principal causa de morte e de incapacidade no mundo. No Brasil, a cada 5 minutos, uma pessoa morre em decorrência do AVC. São mais de 100 mil mortes por ano.

Em Campinas, esse agravo é um dos principais motivos pelo qual o Samu é acionado, considerando todos os chamados para o serviço para atendimento a doenças do aparelho circulatório – que incluem derrame e infarto. Entre janeiro e outubro de 2014, de um total de 1.501 casos agudos de doenças do sistema circulatório atendidos pelo Samu, 447 foram de pessoas com AVC, 30% do total. O município registrou 561 mortes por AVC em 2013.

A campanha, em nível nacional, é promovida pela Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, Academia Brasileira de Neurologia, Associação Médica Brasileira, Rede Brasil AVC e Associação Brasil AVC.

De acordo com o médico emergencista José Roberto Hansen, coordenador do Samu 192 Campinas, a campanha visa principalmente chamar a atenção para os sinais de alerta do AVC, que tem início repentino. Os sintomas iniciais são boca torta, dificuldades na fala e a perda de força de um dos lados do corpo.

O médico informa que, quando diagnosticado em até quatro horas e a partir de intervenção medicamentosa, o paciente com AVC tem grandes chances de evoluir bem, sem apresentar sequelas.

Por isso, segundo Hansen, em caso de sintomas, é importante acionar rapidamente o Samu pelo telefone 192 ou procurar imediatamente um serviço de urgência para que o paciente seja diagnosticado corretamente. “A partir da realização de uma tomografia computadorizada para definir o tipo do AVC, estando dentro dos critérios de positividade, será iniciado o tratamento o mais rápido possível”, reforça Hansen.

O médico chama a atenção para as formas de prevenção desta doença. A grande estratégia é fazer exercício, reduzir o sal na alimentação, perder peso, beber moderadamente, evitar o tabagismo. Tudo isto previne a hipertensão arterial, principal causa do AVC. Assim como no restante do Brasil, em Campinas aproximadamente 30% da população de Campinas tem hipertensão.

Segundo Hansen, é necessário não somente fazer o diagnóstico do hipertenso, mas acompanhar o paciente e, se essas medidas de redução de peso, atividade física e dieta equilibrada não forem suficientes, é necessário entrar com medicamento para que a pressão arterial possa ser controlada. As medicações estão disponíveis na rede pública de saúde.

“Se a pessoa é hipertensa ou tem riscos de desenvolver hipertensão, é importante que ela entre em contato com o Centro de Saúde mais próximo para fazer o acompanhamento e controle da doença”, orienta.

Para Hansen, o Samu, assim como todos os serviços de saúde, tem o compromisso de investir em iniciativas de promoção da saúde e de comportamentos saudáveis. “É neste sentido que estamos engajados na campanha”, afirma.

Crédito: Arquivo PMC
Ambulância do Samu

Crédito: Arquivo PMC
Ouro Verde, hospital referência em cardiologia