CS realiza mutirão de exames para prevenção de cânceres

24/10/2014

Autor: -

O CS Cássio Raposo do Amaral, no bairro CDHU San Martin, realiza no próximo sábado, 25 de outubro, um mutirão de exames para prevenção dos cânceres de colo do útero e de mama.

Entre 8h e 12h, profissionais da Saúde farão a coleta de Papanicolau, exames de mama e também darão orientações à população sobre as doenças.

A expectativa é que cerca de 30 mulheres sejam atendidas. As pacientes foram agendadas durante a semana. No próximo dia 28, os exames serão feitos novamente. Para fazer o agendamento, é preciso procurar a unidade de saúde. Só serão aceitas moradoras da região do CS.

O Papanicolau era realizado anualmente por mulheres com idade entre 25 e 64 anos que já tiveram atividade sexual. Atualmente, com os novos conhecimentos, as mulheres que apresentarem um resultado normal de Papanicolau por dois anos seguidos deverão repetir o exame de rotina a cada três anos. ”Se todas as mulheres seguirem essa rotina, preconizada pelo Ministério da Saúde, a incidência de óbito por câncer de colo uterino deve cair para zero”, diz a coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde de Campinas, Celina Sollero.

O câncer de colo de útero é o segundo mais incidente na população feminina brasileira.

A vacina contra HPV foi inserida no SUS (Sistema Único de Saúde) em março deste ano e tem como público alvo meninas com idade entre 11 e 13 anos.  É injetável e aplicada em três doses. A segunda sempre deve ser recebida seis meses depois da primeira e a terceira cinco anos mais tarde. Para ser vacinada, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação.

Em 2014 está acontecendo a vacinação do primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, a vacina será oferecida às adolescentes entre 9 e 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos.

Câncer de mama

A doença é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres e perde apenas para doenças cardiovasculares.

Desde o começo do mês o “Outubro Rosa”, movimento mundial que tem como objetivo alertar, conscientizar e informar as pessoas sobre o câncer de mama, acontece em diversos pontos do mundo.

As mulheres brancas, moradoras de áreas urbanas e acima dos 50 anos são as diagnosticadas com mais frequência com a doença. Neste caso não existe, como na relação tabagismo/câncer de pulmão, algo que possa ser associado diretamente. Os casos que têm algum componente genético representam apenas 5%.

A cura depende muito do momento do diagnóstico e da agressividade da doença. No entanto, ela pode chegar a 95% nos casos de detecção precoce.

A melhor forma de prevenir o câncer de mama é realizar exame físico anual e mamografias. De acordo com protocolo do SUS, a partir dos 50 anos deve ser realizada pelo menos uma mamografia a cada dois anos. Em casos de alto risco, a recomendação é que as mamografias comecem a partir dos 35 anos. As mulheres que apresentam nódulo ou outro sintoma, realizam os exames necessários independente da idade e conforme o caso.

Volta ao índice de notícias