Emdec e Vigilância em Saúde debatem prevenção contra dengue e chikungunya

24/10/2014

Autor: -

Os riscos de ocorrências de dengue e da chikungunya, doenças virais transmitidas pelos mosquitos do gênero Aedes, foram debatidos nesta sexta-feira, 24 de outubro, por funcionários da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e integrantes do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Secretaria Municipal de Saúde.

O evento integrou a 21ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Emdec, iniciada dia 22. A Semana tem extensa programação, que incluiu palestras e simulado de incêndio.

O biólogo Ovando Provatti, da Visa (Vigilância em Saúde) Norte, explicou que a melhor maneira de prevenir e combater a dengue e a chikungunya é a eliminação dos criadouros. “A forma mais eficiente, neste momento, é limpar os locais onde os ovos são colocados pelos mosquitos, eliminando, assim, a possibilidade de nascimento de novos mosquitos”, disse Provatti.

Porém, outras ações devem complementar a prevenção, como o uso de repelentes. Também é importante instalar telas nas janelas, caixas d' água e portas, entre outros locais.

Provatti destacou que até 11 de outubro, o Ministério da Saúde registrou 337 casos de febre chikungunya no Brasil, sendo 87 confirmados por critério laboratorial e 250 por critério clínico-epidemiológico.

Do total, 38 casos foram importados e chegaram ao Brasil por meio de pessoas que viajaram para países onde há a incidência da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa.

Os outros 299 foram diagnosticados em pessoas sem registro de viagem internacional para países onde ocorre a transmissão. Desses casos, chamados de autóctones, 17 foram registrados no município de Oiapoque (AP), 274 no município de Feira de Santana (BA), sete em Riachão do Jacuípe (BA) e um em Matozinhos (MG).

A Prefeitura de Campinas intensificou o trabalho de combate ao mosquito transmissor das doenças. Entre as medidas, estão os mutirões de limpeza, colocação de telas em caixas d' água, capacitações de profissionais das redes pública e privada, busca de criadouros, entre outros.

Prevenção

A febre chikungunya é uma doença causada por vírus do gênero Alphavirus, transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti (transmissor da dengue) e o Aedes albopictus os principais vetores. Os sintomas são febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia, exantema (erupção cutânea), que costumam durar de três a dez dias. A letalidade da chikungunya, conforme a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), é rara, sendo menos frequente que nos casos de dengue.

Para evitar a transmissão do vírus, é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, verificar se a caixa d’água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal, manter as calhas desentupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas semelhantes.

Crédito: Emdec
Saúde explicou ciclos da doença e formas de prevenção

Crédito: Emdec
Provatti, da Visa, orientou os funcionários