Vacinação Antirrábica atinge 58,1% dos cães e 90,3% dos gatos

28/10/2014

Autor: -

A Campanha de Vacinação Antirrábica, que aconteceu em Campinas em 11, 12, 18 e 19 de outubro, imunizou 64.423 cães e 9.415 gatos. Os números são, respectivamente, 4% e 10,5% superiores aos registrados na campanha do ano passado. No entanto, no caso dos cães, ficaram abaixo da meta de vacinar 80% da população, estimada em 111 mil.

“Vacinamos 58,1% da população canina e 90,3% da nossa população felina. Superamos a meta para gatos e ficamos abaixo do número estimado para cães”, afirma o veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ricardo Conde Alves Rodrigues. A população de felinos é estimada em 10,8 mil.

Quem não vacinou os cães e gatos a partir de três meses de idade deve procurar o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (Rua das Sapucaias, s/nº, Vila Boa Vista), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A vacina é segura e gratuita. Os animais que foram vacinados pela primeira vez devem receber uma dose de reforço 30 dias depois.

Casos

Campinas ficou 10 anos sem registrar raiva em animais terrestres. Em 2013, foram registrados sete casos em herbívoros (bovinos e equinos), além de 13 casos em morcegos (chamado de ciclo aéreo da doença). Em 2014, são quatro registros em herbívoros e quatro em morcegos. A doença é letal em 100% dos mamíferos, inclusive nos humanos. Por isso, a vacina anual é importante.

“Atualmente, nos preocupamos com o ciclo aéreo da doença, ou seja, a raiva transmitida por morcegos. É muito importante que as pessoas mantenham os cães e gatos vacinados, pois a reintrodução da raiva em humanos pode acontecer por meio do contato das pessoas com animais contaminados por morcegos”, explica o veterinário do CCZ.


Crédito: Arquivo PMC
Cachorro recebe vacina

Volta ao índice de notícias