Telefone 156 reforça alerta contra dengue e chikungunya

30/10/2014

Autor: -

A ofensiva contra a dengue em Campinas passa a contar a partir desta quarta-feira, dia 29 de outubro, com o reforço importante do serviço 156, linha direta de comunicação entre sociedade e Administração Municipal. Todos os cidadãos cadastrados no sistema vão receber material educativo sobre dengue e chikungunya. São 46 mil pessoas.

A adesão do 156 à campanha atende à diretriz do Programa Municipal contra a Dengue/Chikungunya de ampliar a intersetorialidade no combate às duas doenças. As ações neste período interepidêmico são fundamentais para a prevenção antes do período de sazonalidade - as estações de chuva e calor.

Outros órgãos do governo também reforçaram suas ações de combate, como a Sanasa, que acaba de lançar uma campanha de educação e mobilização social com foco nas caixas d´água. Esses recipientes, quando mantidos sem os devidos cuidados (abertos ou com frestas ou rachaduras), constituem-se em criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue e da chikungunya.

As ações de comunicação da empresa ainda incluem atividades em tendas itinerantes, com monitores que vão mostrar como cuidar da caixa d´água para que não se torne criadouro. A Sanasa também desencadeou trabalho de telagem de caixas d´água em todos os próprios públicos municipais, com substituição dos reservatórios, caso necessário. São 900 equipamentos públicos.

Ações de campo intensificadas

Além de reforçar a comunicação e o trabalho de telagem das caixas d'água, as ações de campo de combate ao mosquito, como nebulização e retirada e inviabilização de criadouros, foram intensificadas em todas as regiões do município.

Na terça-feira, dia 28, 45 profissionais atuaram no trabalho de telagem de caixas d’água na região Norte. Nessa mesma região, na Leste e na Sul houve, ainda, retirada de criadouros.

Na quarta-feira, 29, o trabalho de telagem e nebulização aconteceu no Parque Universitário, região Sudoeste, e na região Noroeste. Na região Norte, foram promovidas ações de conscientização e visita de casa em casa, com remoção de criadouros no Jardim Rosália.

Ainda na Norte, houve palestra de conscientização sobre dengue em uma empresa construtora, com entrega de materiais educativos.

Nesta quinta-feira, dia 30, 45 profissionais fecharão com tela as caixa d’água da área de abrangência do Centro de Saúde (CS) Orosimbo Maia e Fernanda, região Sul. Na região Norte, haverá ação nas casas com identificação e busca de criadouros nos Jardins São Marcos e Santa Mônica.

No sábado, dia 1º de novembro, equipes estarão na regiao Sudoeste para telagem de caixas d'´água.