Voluntários fazem ação de conscientização sobre o AVC dia 1º de novembro

30/10/2014

Autor: -

Profissionais de saúde de Campinas realizam neste sábado, dia 1º de novembro, evento de conscientização sobre AVC (Acidente Vascular Cerebral). A atividade é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Unip (Universidade Paulista).  

Entre 9h e 13h, na Praça Rui Barbosa (atrás da Catedral), no Centro, 50 voluntários, entre médicos, nutricionistas, enfermeiros, educadores físicos, psicólogos e outros profissionais da área, realizam exames para aferição de pressão arterial, medição de glicemia, além de orientações sobre peso e outros fatores de risco para o AVC.   Também haverá esclarecimentos sobre a reabilitação das pessoas depois do AVC e distribuição de folhetos educativos. 

O objetivo da ação é conscientizar as pessoas sobre a doença, que é a que mais mata no Brasil e no mundo, mas pode ser evitada.  Na última quarta-feira, 29 de setembro, foi comemorado o Dia Mundial contra o AVC.

Em Campinas, entre janeiro e outubro de 2014, de um total de 1.501 casos agudos de doenças do sistema circulatório atendidos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), 447 foram de pessoas com AVC, ou seja, 30% do total. O município registrou 561 mortes por AVC em 2013.

Volta ao índice de notícias