Dia Mundial de Combate ao AVC reúne mais de 1,5 mil pessoas no Centro

03/11/2014

Autor: -

Cerca de 1,5 mil pessoas participaram do Dia Mundial de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Unip (Universidade Paulista). O evento foi realizado no dia 1º de novembro, entre 9h e 13h, na Praça Rui Barbosa, no Centro, com o envolvimento de 50 voluntários entre médicos, nutricionistas, enfermeiros, educadores físicos, psicólogos e outros profissionais da área, que realizaram exames para aferição de pressão arterial, medição de glicemia, além de orientações sobre peso e outros fatores de risco para o AVC.

Também houve esclarecimentos sobre a reabilitação das pessoas depois do AVC e distribuição de folhetos educativos. O objetivo da ação foi de conscientizar as pessoas sobre a doença, que é a que mais mata no Brasil e no mundo, mas pode ser evitada. De acordo com o Brainn (Brazilian Institute of Neuroscience and Neurotechnology) da Unicamp, a cada 5 minutos, um brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes no ano.

“Foram realizados 470 testes de glicemia, preenchidas fichas com fatores de risco e os pacientes com exames alterados foram encaminhados para os serviços de saúde do município. Esse tipo de evento tem resultados excelentes, já que o AVC pode ser evitado com mudanças no estilo de vida e a informação é fundamental para isso”, disse a enfermeira do Departamento de Saúde, Marilene Wagner.

Em Campinas, entre janeiro e outubro de 2014, de um total de 1.501 casos agudos de doenças do sistema circulatório atendidos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), 447 foram de pessoas com AVC, ou seja, 30% do total. O município registrou 561 mortes por AVC em 2013.

Volta ao índice de notícias