Jonas Donizette prestigia encerramento do Outubro Rosa em Viracopos

03/11/2014

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, a primeira-dama, Sandra Ciocci, e o representante da presidência da empresa Aeroportos Brasil Viracopos, o diretor de operações Marcelo Mota, participaram na sexta-feira, 31 de outubro, do almoço que marcou o encerramento da campanha “Outubro Rosa” no restaurante Vivo Sabor, localizado no Aeroporto Internacional de Viracopos.

O encontro, uma parceria entre a concessionária de Viracopos e a Vivo Sabor Alimentação, também contou com as presenças de outros funcionários do terminal e de representantes da empresa de alimentação.

A campanha, iniciada em 3 de outubro pela administradora do terminal aeroportuário, desencadeou ações de conscientização sobre o câncer de mama, direcionadas aos colaboradores e ao público que circula no local diariamente. Entre as atividades previstas estavam a implantação de um consultório móvel, palestras, instalação de painéis e adesivos alusivos ao projeto no terminal de passageiros.

Durante o almoço, Jonas Donizette avaliou a importância das ações preventivas ao câncer de mama, diante da alta incidência da doença no município.

“Foi muito positivo. Campinas se envolveu nessa questão, minha esposa se envolveu pessoalmente. Hoje, o câncer de mama é a segunda causa de morte feminina na cidade. Nós temos as doenças cardiovasculares disparadamente na frente e depois vem o câncer de mama. E a gente sabe que é importante a prevenção. Quando se detecta no começo, fica muito mais fácil a cura. A prefeitura deu um suporte grande, mas todas as entidades, unidas, foram importantes para levar para a mulher essa conscientização”, salientou o prefeito.

O diretor de operações da Aeroportos Brasil Viracopos, Marcelo Mota, também destacou a relevância das ações desencadeadas pela prefeitura e pela concessionária frente à doença. Segundo ele, a empresa comprovou a eficácia da iniciativa na prática.

“Promovemos essa campanha há alguns anos. No ano de 2013, por exemplo, foram detectados três casos da doença entre os colaboradores, que poderiam potencialmente ser três óbitos. Então, só isso, a preservação da vida, já ajuda muito”, revelou.

Visita e arremessos

Após o almoço, o prefeito e a primeira-dama visitaram as instalações do novo terminal de passageiros, cuja etapa inicial começou a operar com cinco vôos diários nacionais em 14 de outubro.

A última ação que marcou o encerramento da campanha “Outubro Rosa”, em Viracopos, ocorreu no saguão do atual terminal de passageiros, com a participação da equipe feminina de basquete de Americana. As jogadoras interagiram com colaboradores e passageiros e sortearam brindes. Já o prefeito Jonas, convidado pela equipe a arriscar alguns arremessos, acabou fazendo uma cesta após algumas tentativas e foi aplaudido pelos participantes da atividade.

Prefeitura de Campinas e o Outubro Rosa

A prefeitura lançou a campanha “Outubro Rosa” no dia 1º de outubro, sob patrocínio da empresa 3M e apoio do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism/Unicamp), com o objetivo de mobilizar a sociedade para a importância da prevenção do câncer de mama.

O evento incluiu a destinação de recursos para melhorias no Caism, um dos hospitais referência para o tratamento da doença. Também houve distribuição de panfletos para estimular a conscientização do público em geral e apoio à corrida Outubro Rosa.

Alguns símbolos da campanha foram afixados em prédios, no centro de Campinas, e também utilizados por servidores e funcionários de empresas públicas que aderiram à campanha, durante todo o mês de outubro.

O câncer de mama consiste, atualmente, na maioria dos países, na principal causa de morte por câncer entre as mulheres. Campinas enfrenta essa mesma realidade. Em 2013, 98 mulheres campineiras morreram em decorrência dessa doença.

Prefeito e 1ª dama com organizadores da campanha

Visita ao aeroporto

Crédito: Antonio Oliveira
Com o time de basquete de Americana