Prefeitura de Campinas adere ao "Novembro Azul

04/11/2014

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas está aderindo ao movimento “Novembro Azul”, que tem por objetivo mobilizar a sociedade para a importância da prevenção de doenças que mais matam os homens e incentivar a realização de exames periodicamente, em especial para a detecção do câncer de próstata. De acordo com dados da secretaria, as neoplastias (tumores) são a segunda causa de óbito na população masculina campineira, ficando atrás apenas das doenças do aparelho circulatório.

Em 2012, 876 homens morreram em decorrência de neoplastias, em 2013 foram 881. Entre as neoplasias, o câncer de próstata é o segundo que mais mata no município: fez 93 vítimas em 2013. A faixa etária que concentra o maior número de óbitos por câncer de próstata é entre 75 e 85 anos.

Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que em 2014, serão diagnosticados 69 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Descoberta precocemente, a doença tem 90% de chances de cura. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. O câncer de próstata acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. Na fase inicial, não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Alguns fatores aumentam o risco de câncer de próstata, como histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), raça: (homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer) e obesidade.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo com a falta de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir anualmente ao urologista para fazer o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, além de fazerem o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Neste sentido, Campinas tem conseguido realizar diagnóstico precocemente acima da média do Estado. Em 2013, 76,47% dos diagnósticos feitos na fase inicial (0, I e II), enquanto a média estadual ficou em 69,29%. “Esse diagnóstico precoce é imprescindível para o tratamento adequado e cura desses pacientes. Por isso nosso incentivo para que os pacientes procurem os serviços de saúde para o acompanhamento médico periódico”, explica o Secretário de Saúde, Carmino Antonio de Souza.

A Sanasa também aderiu à campanha, e durante todo o mês a Torre do Castelo, o Reservatório do Alto Taquaral e a sede da Sanasa permanecerão iluminados em azul.

Volta ao índice de notícias