Campinas sedia Encontro Latino-Americano de Uro-oncologia

07/11/2014

Autor: -

Campinas sedia o 9º Simpósio Latino-Americano de Uro-oncologia, que acontece juntamente com a 7ª Jornada de Uro-Oncologia, no Vitória Hotel Concept, até sábado, 8 de novembro, como parte da programação do “Novembro Azul”, campanha de prevenção ao câncer de próstata.

A abertura do evento ocorreu na noite de quinta-feira, 6 de novembro, com participação do prefeito Jonas Donizette; do presidente do congresso da especialidade, Ubirajara Ferreira; do articulador do “Novembro Azul”, Wagner Matheus; médicos da Unicamp, USP, Unesp, e palestrantes reconhecidos na medicina mundial, como o presidente da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos; Badrinath Konety, e Mark Emberton, diretor clínico da Unidade de Efetividade Clínica do Royal College of Surgeons, da Inglaterra.

O Simpósio Latino-Americano de Uro-Oncologia está sendo realizado pelo Urohominis, primeiro centro de Campinas e região voltado à atenção do homem, em parceria com os grupos de uro-oncologia da Unicamp, USP Ribeirão Preto e Unesp.

Segundo o coordenador do simpósio, Ubirajara Ferreira, o evento aborda as novas tecnologias para tratamento de tumores da próstata, renal e de bexiga, além da cirurgia robótica, biologia molecular, medicina personalizada, crioterapia e radiofrequência para tumor renal.

O médico agradeceu o apoio recebido da Prefeitura de Campinas para a realização do evento e destacou o compromisso do prefeito Jonas Donizette com a saúde preventiva e o “Novembro Azul”: “Agradecemos ao prefeito Jonas Donizette pelo apoio para a realização do simpósio que, além da habitual diversidade dos temas escolhidos e da versatilidade com que eles são abordados, traz um programa científico voltado para os interesses da prática diária da urologia oncológica. Agradecemos também o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, pelo empenho com a saúde preventiva”.

O prefeito Jonas Donizette elogiou a realização do Congresso e agradeceu a escolha de Campinas para sediar o evento, além de ressaltar a importância de se discutir avanços na medicina e incentivar a prevenção: “A escolha de Campinas para sediar esse simpósio é uma honra, e o que a gente busca é sermos cada dia mais acolhedores. Além da punjança econômica, somos conhecidos pela força das universidades e institutuições de pesquisas, mas além disso, pelo avanço da medicina. Este simpósio é importante para que nossos profissionais se especializem ainda mais. É importante também que possamos incentivar a prevenção e que o homem se cuide melhor, assim como a mulher tem feito”.

Novembro Azul

O Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata é lembrado oficialmente em 17 de novembro, sendo que o movimento Novembro Azul objetiva prevenir, diagnosticar precocemente a doença e reduzir os índices de mortalidade provocados pelo tratamento tardio.

Convidado para fazer uma palestra off road durante o simpósio, o ex-jogador de futebol Paulo Silas Prado reconheceu que os homens ainda têm preconceitos sobre o exame que detecta o câncer de próstata. Ele lembrou que o exame não interfere na masculinidade: ”Ninguém deixa de ser homem, macho, por conta de um exame. É importante lembrar que apenas o exame de PSA não é suficiente para detectar o câncer de próstata”.

No último dia do simpósio acontecerá a 1ª. Caminhada Campinas do Novembro Azul, que será iniciada na Praça Arautos da Paz (ao lado da Lagoa do Taquaral), das 16h às 18h, quando haverá um balão de passeio no local e faixa do Novembro Azul.

Segundo os coordenadores do simpósio, a Sociedade Brasileira de Urologia, Secção SP, participará da caminhada com urologistas, além de um grupo do Instituto Lado a Lado, que detém a marca do Novembro Azul no Brasil. Na ocasião, serão distribuídos folders com explicações sobre o câncer de próstata.

Prefeito discursa

Crédito: Antonio Oliveira
Jonas recebe o botom do evento

Ubirajara se pronuncia