Saúde inicia vacinação de cães e gatos na Vila Padre Anchieta

11/11/2014

Autor: -

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas promove nesta quarta-feira, dia 12 de novembro, das 8h às 17h, vacinação contra a raiva em cães e gatos em uma comunidade na Vila Padre Anchieta, região Norte da cidade, na divisa com Sumaré. A ação integra o bloqueio contra a doença desencadeado após a notificação de um caso de raiva em felino, confirmada na semana passada.

Além da vacinação, mais de 100 profissionais serão mobilizados em ações de informação e mobilização social em 75 quarteirões, num total de 1.500 imóveis. “Temos que alertar a população acerca da importância de manter os animais vacinados e para que se atente para qualquer mudança de comportamento dos bichos. Vamos orientar, também, para que não toquem em morcegos encontrados no chão ou pendurados em locais não habituais. Neste caso, é necessário ligar imediatamente para o UVZ pelo telefone 3245-1219. Apenas o contato com o morcego já é suficiente para a transmissão da raiva nos seres humanos”, explica a médica veterninária e coordenadora da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de Campinas, Tosca de Lucca.

Todos os animais serão vacinados, mesmo os que receberam a dose na última campanha, realizada em outubro deste ano. De acordo com a coordenadora do UVZ, a medida visa garantir a vacinação e manter os animais com alta quantidade de anticorpos, o que seria um reforço e aumentaria a chance de não contaminação com o vírus em caso de contato com um mamífero infectado.

A Lei Municipal 7389/94, em seu artigo 10, relativo aos pequenos animais, estabelece que os proprietários de cães e gatos ficam obrigados a mantê-los adequadamente domiciliados e imunizados contra a raiva.

Os imóveis que estiverem fechados receberão nova visita no sábado, dia 15 de novembro. Além disso, no dia 15, será montado um posto de vacinação contra raiva das 8h às 17h, no Centro de Saúde Anchieta, para que os animais fora da área de cobertura – dos quarteirões trabalhados - possam ser imunizados. O endereço do CS Anchieta é Avenida Papa João Paulo II, 640, Vila Padre Anchieta.

Outras ações

Além da vacinação de cães e gatos, todas as outras ações preconizadas pela Saúde Pública foram desencadeadas após a confirmação de um caso de raiva em gato, dia 4 de novembro, pelo laboratório do Instituto Pasteur, referência para a doença no Estado de São Paulo. O animal doente foi atendido pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, da Prefeitura de Campinas, em 30 de setembro, e morreu um dia após chegar à unidade.

Quatro pessoas que tiveram contato com o animal fizeram o tratamento profilático, que inclui vacina e soro, na última semana. Outros seis gatos, que conviviam com o felino, também já foram vacinados e estão em observação no UVZ.

Nesta terça-feira, dia 11, os profissionais da Secretaria de Saúde visitam clínicas veterinárias e pet shops do bairro Nova Aparecida para alertar sobre a ocorrência da raiva animal no local. Os técnicos também vão sensibilizar profissionais que trabalhem com animais (veterinário, tosador, tratador) sobre a importância de manter em dia a pré-exposição contra a raiva – três doses de vacinas – e fazer o acompanhamento sorológico anual para saber a quantidade de anticorpos protetores contra o vírus da doença. O trabalho de visita às clínicas teve início na semana passada.

Além disso, toda a rede de saúde de Campinas e Sumaré, em especial os médicos veterinários, está recebendo, por mala direta, informe técnico sobre o caso.

Situação da doença

O último caso de raiva em humano ocorreu em 1982. Em gato, a última ocorrência havia sido em 1999. No município, a doença se manifesta no ciclo aéreo, com casos em morcegos, e entre bovinos. Desde 2006, vêm sendo notificados em média dez casos em morcegos não hematófagos (que não se alimentam de sangue) por ano na cidade.

A raiva é uma doença que acomete mamíferos e que pode ser transmitida aos seres humanos sendo, portanto, uma zoonose. É causada por um vírus e, quando se manifesta, é letal tanto para seres humanos quanto para animais.

Crédito: Luiz Granzotto
Gesto de amor