Cães e gatos da Vila Padre Anchieta recebem vacina antirrábica

12/11/2014

Autor: -

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas iniciou nesta quarta-feira, dia 12 de novembro, vacinação domiciliar contra a raiva em cães e gatos, censo da população canina e felina e intensificação de ações educativas em uma comunidade na Vila Padre Anchieta, região Norte da cidade, na divisa com Sumaré. A ação integra o bloqueio contra a doença desencadeado após a notificação de um caso de raiva em felino, confirmada na semana passada.

Mais de 100 profissionais foram mobilizados e devem visitar uma área que abrange 75 quarteirões, num total de 1,5 mil imóveis. A ação é importante para, além aumentar a imunidade dos animais domésticos, alertar as pessoas sobre os perigos da doença e orientar sobre como agir ao encontrar morcegos. “Percebemos que nas áreas nas quais promovemos orientações à população, conseguimos capturar muito mais morcegos. Isso significa que as pessoas, ao se depararem com o animal, já sabem que devem ligar imediatamente para o departamento de Zoonoses”, explica a médica veterinária e coordenadora da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de Campinas, Tosca de Lucca.

Todos os animais serão vacinados, mesmo os que receberam a dose na última campanha, realizada em outubro deste ano. De acordo com a coordenadora do UVZ, a medida visa garantir a vacinação e manter os animais com alta quantidade de anticorpos, o que seria um reforço e aumentaria a chance de não contaminação com o vírus em caso de contato com um mamífero infectado.

A aposentada Maria de Lourdes Alves não havia vacinado nenhum dos seus quatro cachorros e seis gatos este ano. “Acho excelente essa iniciativa da prefeitura vir até a casa da gente. Como mora sozinha, fica difícil vacinar durante as campanhas”. Alguns dos animais estavam recebendo a dose pela primeira vez; outros não estavam em casa e foram agendados para receber a vacina no próximo sábado, dia 15.

Cerca de 40% dos imóveis estavam fechados e receberão nova visita no sábado. Além disso, no dia 15, será montado um posto de vacinação contra raiva das 8h às 17h, no Centro de Saúde Anchieta, para que os animais fora da área de cobertura – dos quarteirões trabalhados - possam ser imunizados. O endereço do CS Anchieta é Avenida Papa João Paulo II, 640, Vila Padre Anchieta.

Estamos alertando a população acerca da importância de manter os animais vacinados e para que se atente para qualquer mudança de comportamento dos bichos”, disse a médica veterinária.

A dona de casa Rose Odorico, que teve seus três cães vacinados na manhã desta quarta-feira, disse que não sabia do caso de raiva em gato no bairro. “Muito bom eles nos avisarem para que possamos ficar atentos. Acho que a responsabilidade de nós, que nos comprometemos a cuidar desses animais, é mantê-los saudáveis e a vacinação é importante”, conta.

A Lei Municipal 7389/94, em seu artigo 10, relativo aos pequenos animais, estabelece que os proprietários de cães e gatos ficam obrigados a mantê-los adequadamente domiciliados e imunizados contra a raiva.

Totó recebe sua dose

Gatinho entrou na fila

Conscientização dos moradores

Curiosidade faz parte