Trabalho integrado intersetorial reforça ofensiva contra dengue

12/11/2014

Autor: -

A Prefeitura de Campinas reforçou a ofensiva contra a dengue nas últimas semanas com o trabalho concomitante intersetorial integrado entre as várias secretarias municipais envolvidas nas ações de combate.

O trabalho de prevenção já é realizado pelas diversas áreas. No entanto, até então, cada pasta desenvolvia as atividades de acordo com uma agenda própria. A partir de agora, os trabalhos serão ao mesmo tempo e atendendo a prioridades apontadas pela Saúde e pela Sala de Situação de Dengue, coordenada pela Secretaria da Chefia de Gabinete do Prefeito.

Segundo a Secretaria de Saúde, o momento do reforço das ações é agora, no período que antecede o verão. A dengue é uma doença cujo período de maior transmissão coincide com os meses de calor e chuva, favoráveis à proliferação do mosquito transmissor - ou vetor -, o Aedes aegypti.

O objetivo principal é eliminar criadouros e reduzir a transmissão da doença no período interepidêmico e preparar a cidade de forma adequada diminuindo ao máximo o risco de surtos no próximo verão. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, de janeiro a junho, sempre há esse risco. Por isso, os municípios não podem baixar a guarda.

Saúde

Neste sentido, a Secretaria de Saúde tem mantido diariamente em todas as regiões da cidade equipes que fazem trabalhos de casa em casa para inviabiliar criadouros e sensibilizar moradores quanto à necessidade de mudança de comportamento no sentido de promover um ambiente seguro, neste caso, no que refere-se a mosquitos.

Para garantir as ações permanentes de campo em todo território, a pasta contratou serviços complementares, especialmente para nebulização e telamento de caixas d´água. Estas atividades são indicadas e supervisionadas de acordo com áreas de risco e ocorrência de casos.

Além disso, a Secretaria de Saúde tem promovido capacitações constantes de equipes dos sistemas público e privado de saúde com o objetivo de formar uma rede sensível e competente para suspeição, notificação, atendimento e acompanhamento dos pacientes. As capacitações de equipes de campo são promovidas em parceria com a Superintendência do Controle de Endemias (Sucen).

Sala de Situação

A Secretaria de Saúde é, ainda, a responsável por estimular a intersetorialidade. Neste sentido, com apoio do Gabinete do Prefeito, foi criada a Sala de Situação de Dengue, que reúne as secretarias envolvidas mais diretamente nas ações de controle da doença. Este fórum é coordenado pela Secretaria Municipal da Chefia de Gabinete do Prefeito. O grupo reúne-se a cada quinze dias.

A primeira ação em campo oriunda desta Sala ocorreu em uma área do Jardim Florence, na região Noroeste da cidade. O trabalho foi planejado em conjunto pela secretarias de Saúde, Serviços Públicos e do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS). A Secretaria de Educação também atuou como parceira.

Foram removidas mais 1 mil toneladas de entulho do local, que tem aproximadamente 2 mil metros quadrados e fica às margens do córrego Capivari, atrás do Centro de Saúde (CS) do bairro. A área vai receber ações de recuperação ambiental e o córrego que passa pelo local terá a mata ciliar recomposta.

A próxima área a ser trabalhada fica na região Sudoeste.

Educação

A partir da discussões na Sala de Situação, foi reforçada a intersetorialidade com a Secretaria Municipal de Educação. A rede municipal intensificou as atividades de informação e mobilização social nas escolas. Para isto, foram capacitados todos os representantes das Naeds (Núcleo de Ação Educativa Descentralizada) e diretores de educação infantil e fundamental, que passaram a atuar como multiplicadores em seus territórios.

Serviços Públicos

Também a Secretaria de Serviços intensificou os trabalhos numa agenda integrada com a Secretaria de Saúde. A limpeza e organização da cidade passou a levar em conta também locais de risco para a dengue – com potenciais criadouros e com registro de casos.

Verde

A Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável, uma das que tem assento na Sala de Situação, passou a atuar em parceria com a Secretaria de Saúde, com ações de recuperação ambiental de áreas degradadas e atividades de promoção de educação ambiental.

Sanasa

A parceria com a Sanasa foi reforçada para atuação, principalmente, em relação às caixas d'água e nas ações de mobilização social. A participação da empresa no combate à dengue é de suma importância porque seus serviços atingem praticamente toda população do município e, também, porque a Sanasa trabalha com “água”, que é um componente importante na questão da dengue – o mosquito se reproduz na água e a caixa d'água tem sido um dos principais criadouros do Aedes aegypti no município.

A empresa iniciou um trabalho de telagem de caixas de água de todos os próprios públicos municipais, com substituição dos reservatórios, caso necessário. São 900 equipamentos públicos espalhados por toda a cidade. Também desencadeou uma campanha publicitária com foco nas caixas d´água. E montou um esquema de tendas itinerantes para ação educativa sobre cuidados com os reservatórios.

156

O serviço 156, linha direta de comunicação entre sociedade e Administração, também reforçou o time contra a dengue. Os 46 mil cidadãos cadastrados no sistema passaram a receber mensagens com informações sobre a doença e as formas de prevenção.

Outras secretarias

A Secretaria da Chefia de Gabinete reuniu-se com todas as secretarias municipais para sensibilizar seus representantes no sentido de eliminar os criadouros nos equipamentos próprios da Prefeitura. Equipes dos órgãos que lidam diretamente com o público, como a Defesa Civil, foram capacitadas para disseminação das informações sobre como promover um ambiente livre de dengue.

Comunicação e mobilização social

A Prefeitura também está promovendo a revisão e adequação das estratégias de informação, comunicação e mobilização social. No dia 14 de novembro será promovido um workshop sobre comunicação em dengue, com envolvimento de profissionais de comunicação e de técnicos que atuam diretamente com a população. Na semana do dia 17 de novembro serão iniciadas as atividades de mobilização pelo Mês D contra a dengue.

Chikungunya

Todas as ações para o controle do vetor da dengue têm impacto na prevenção do Chikungunya. As duas doenças são transmitidas pelo mesmo vetor – o mosquito Aedes.


Crédito: Arquivo PMC
Tela é proteção

Crédito: Arquivo PMC
Plantio de mudas em área recuperada

Crédito: Arquivo PMC
Conscientizando a criançada

Volta ao índice de notícias