Mutirão contra dengue elimina 1,3 toneladas de criadouros no Florence

12/11/2014

Autor: -

Mais de 1,3 mil toneladas de entulhos foram removidas de uma área no Jardim Florence, região Noroeste da cidade, nos últimos trinta dias, numa operação contra a dengue. O terreno tem aproximadamente 2 mil metros quadrados e fica às margens do córrego Capivari, atrás do Centro de Saúde (CS) do bairro – o CS fica na rua Nelson ferreira de Souza, 292, Jardim Florence 2.

A ação faz parte da ofensiva do município contra a doença e foi planejada em conjunto pela secretarias de Saúde; de Serviços Públicos; do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS); além da Secretaria de Educação.

Os materiais, que são potenciais criadouros do mosquito da dengue – o Aedes aegypti -, estão sendo encaminhados para a URM (Unidade Recicladora de Materiais), para a destinação correta.

O mutirão no Florence é o primeiro de uma série que vai contemplar, em todas as regiões da cidade, áreas de risco para a dengue. São locais que acumulam resíduos domésticos, entulhos e todo tipo de material que pode se tornar criadouro do mosquito transmissor da dengue.

No caso do Florence, após a conclusão dos trabalhos, o espaço degradado receberá ações de recuperação ambiental. Para isto, a SVDS vai incluir área no Banco de Áreas Verdes (Bav) e, por meio de compromissos ambientais firmados por terceiros, vai tranformar o local em um parque de convivência arborizado e com equipamentos de lazer para a população. O córrego que passa pelo local também receberá melhorias, com a recomposição da mata ciliar.

A próxima área a ser trabalhada fica na região Sudoeste. As ações ocorrem nos dias 17, 18 e 19 de novembro.


Crédito: Arquivo PMC
Máquinas pesadas a serviço

Crédito: Arquivo PMC
Risco de criadouros

Crédito: Arquivo PMC
Encostas de córregos preocupam

Volta ao índice de notícias