Atividades em série marcam Dia D contra a Dengue em Campinas

14/11/2014

Autor: -

Para marcar o Dia D Nacional de Mobilização contra a Dengue, celebrado em todo Brasil em 6 de dezembro, a Prefeitura de Campinas, através da Sala de Situação de Dengue, Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias promove, a partir da próxima segunda-feira, dia 17 de novembro, nas cinco regiões de Campinas, atividades em série direcionadas a públicos de todas as faixas etárias e com os mais variados perfis. Os trabalhos continuam intensificados nos dias 18 e 19, e seguem durante todo o mês.

O objetivo do Dia D é chamar a atenção da sociedade para o problema da dengue e chikungunya, estimular a população a eliminar os locais de água parada, onde o mosquito transmissor se reproduz, e a receber os agentes comunitários de saúde. “A ideia é fazer um grande alerta sobre a doença, abordando o tema da maneira mais diversificada possível”, diz a enfermeira Brigina Kemp, diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas).

O secretário municipal de Saúde, Carmino Antonio de Souza, reforça que o Dia D visa chamar a atenção para a importância contínua do trabalho de dengue. “Estamos desenvolvendo ações durante todo o ano no combate ao mosquito, mas as pessoas precisam entender que responsabilidade é compartilhada com a sociedade”, disse o chefe da pasta.

Serão colocadas faixas em 90 pontos de via pública, 180 Banners em diversos equipamentos públicos, além de distribuição de panfletos educativos. Também será lançado um Hot Site na página oficial da prefeitura Municipal, voltado para a população e para a imprensa, com informações sobre ações, cronogramas, situação da doença e formas de prevenção. Também estão sendo desenvolvidas atividades envolvendo a população, com tendas, maquetes, teatros e tendas de conversa.

No dia 14 de novembro, sexta-feira, será realizado um Workshop Intersetorial de Comunicação e Mobilização Social, com tema sobre dengue e chikungunya, voltado para profissionais das secretarias municipais e parceiros, sensíveis ao tema e que possam, a partir da vivencia no Workshop, atuar no fomento e organização de novas das práticas de comunicação e mobilização social considerando a singularidade da área de atuação.

A Secretaria de Educação irá intensificar as ações contra o mosquito, realizando a “Marcha Contra a Dengue”, com a participação de fanfarras de oito Escolas Municipais, de 24 a 29 de novembro.

A Sanasa também reforçou a parceria com a Secretaria de Saúde, e irá mapear, através dos leituristas, residências com possíveis criadouros. No dia 19 de novembro, a empresa fará uma operação “cata-treco” no bairro Vila Esperança, em parceria com a Administração Regional (AR) 4. A Escola Castinalta de Melo e Albuquerque, no Jardim São Marcos, terá ações de teatro, saúde bucal e uso racional da água, também promovidos pela Sanasa.

Diariamente, equipes contratadas pela prefeitura percorrem todo o território do município, orientando e sensibilizando a população para um ambiente seguro e sem mosquitos, removendo e inviabilizando criadouros, colocando telas em caixas d’água e fazendo o trabalho de nebulização.

Clique aqui para acessar a programação completa do Dia D da Dengue.

Carmino fala, observado por Carrasco

Secretário do Verde