Bloqueio contra a raiva continua neste sábado, na Vila Padre Anchieta

14/11/2014

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas visita neste sábado, 15 de novembro, domicílios que estavam fechados na última quarta-feira, 12, durante ação de bloqueio contra a raiva em uma comunidade na Vila Padre Anchieta, região norte da cidade, divisa com Sumaré. Serão vacinados cães e gatos, levantado o censo da população canina e felina e intensificadas as ações educativas em cerca de 40% dos cerca de 1500 imóveis visitados na quarta, que estavam fechados. A ação integra o bloqueio contra a doença desencadeado após a notificação de um caso de raiva em felino, confirmada na semana passada.

A ação é importante para, além aumentar a imunidade dos animais domésticos, alertar as pessoas sobre os perigos da doença e orientar sobre como agir ao encontrar morcegos. A área abrange 75 quarteirões.

Todos os animais que não receberam a vacina na primeira visita serão vacinados, mesmo os que receberam a dose na última campanha, realizada em outubro deste ano. De acordo com a coordenadora da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), a médica veterinária Tosca de Lucca, a medida visa garantir a vacinação e manter os animais com alta quantidade de anticorpos, o que seria um reforço e aumentaria a chance de não contaminação com o vírus em caso de contato com um mamífero infectado.

“Percebemos que nas áreas nas quais promovemos orientações à população, conseguimos capturar muito mais morcegos. Isso significa que as pessoas, ao se depararem com o animal, já sabem que devem ligar imediatamente para o departamento de Zoonoses”, explica a médica veterinária.

Também no dia 15, será montado um posto de vacinação contra raiva das 8h às 17h, no Centro de Saúde Anchieta, para que os animais fora da área de cobertura – dos quarteirões trabalhados - possam ser imunizados. O endereço do CS Anchieta é Avenida Papa João Paulo II, 640, Vila Padre Anchieta.

“Estamos alertando a população acerca da importância de manter os animais vacinados e para que se atente para qualquer mudança de comportamento dos bichos”, disse a médica veterinária.

A lei municipal 7389/92, em seu artigo 10, relativo aos pequenos animais, estabelece que os proprietários de cães e gatos ficam obrigados a mantê-los adequadamente domiciliados e imunizados contra a raiva.


Crédito: Luiz Granzotto
Gatinho recebe sua dose

Volta ao índice de notícias