Sanasa e Prefeitura promovem na quarta-feira o Dia D Contra a Dengue

17/11/2014

Autor: -

A Sanasa, em parceria com a Prefeitura de Campinas, promoverá na quarta-feira, 19 de novembro, o dia D Contra a Dengue no bairro Vila Esperança, localizado na região norte. Uma equipe de voluntários da empresa atuará em duas frentes: conscientização junto aos moradores e auxílio na identificação e retirada de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Durante toda a manhã de quarta-feira, os voluntários percorrerão o bairro Vila Esperança distribuindo folhetos e adesivos da campanha oficial contra a dengue. O ‘Batalhão Contra o Mosquito’, como é chamada a equipe da Sanasa, também verificará possíveis criadouros do agente transmissor nas praças públicas retirando entulhos com o apoio de veículos da empresa de saneamento.

Segundo o coordenador da Assessoria de Imprensa da Sanasa e integrante do grupo contra a dengue, Marcos Lodi, a participação da comunidade local é muito importante nessa ação. “A população também pode participar identificando criadouros dentro de suas residências, e como estaremos com a equipe Cata Treco, os moradores podem separar e colocar nas calçadas entulhos que possam servir de possíveis criadouros do mosquito, que a equipe irá recolher na quarta pela manhã”, solicita.

O Dia D Contra a Dengue no bairro Vila Esperança integra uma ampla campanha iniciada no final de outubro em parceria entre a Sanasa e a Prefeitura de Campinas, com o objetivo de reduzir consideravelmente a incidência em Campinas. Com o tema ‘Quem é amigo de Campinas, não economiza em cidadania’, as mensagens veiculadas nas emissoras de TV e rádio, jornais, outdoors e busdoors têm por objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti.

De acordo com Marcos Lodi, a intenção é envolver toda a população neste trabalho de prevenção principalmente nesta época, quando se iniciam as chuvas. “Esta campanha foi criada a partir da preocupação do prefeito Jonas Donizette para que todos os poderes públicos se envolvam neste trabalho”, explica.

Eliminar os criadouros da dengue, trocar as caixas d'água velhas e armazenar água em caixas tampadas e sem frestas são algumas das mensagens transmitidas à população. A campanha orienta ainda a manter limpos as calhas, rufos e lajes, bem como eliminar outros criadores como vasos, plantas e garrafas com água, entre outros. Pneus devem ser guardados em locais cobertos para não acumular água parada.

Crédito: Gilson Machado
Adesivo da campanha